Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3804
Título: O papel do bibliotecário clínico no âmbito oncológico em Porto Velho: percepções de uma equipe multidisciplinar
Autor(es): Silva, Marcilene Cavalcante da
Palavras-chave: Bibliotecário clínico
Medicina baseada em evidência
Oncologia
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Marcilene Cavalcante da. O papel do bibliotecário clínico no âmbito oncológico em Porto Velho: percepções de uma equipe multidisciplinar. 2022. Monografia (Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A pesquisa apresenta a importância da atuação do Bibliotecário Clínico e como esse profissional pode auxiliar a equipe médica em tratamento oncológico. Tem como objetivo geral analisar o trabalho do Bibliotecário Clínico mostrando a sua relevância no suporte profissional no âmbito médico na busca por informação na área de saúde e habilidades necessárias para atuar nessa área. Os objetivos específicos desta pesquisa engloba: o papel dos Bibliotecários no apoio à demandas informacionais de equipes de saúde, conforme manifestações dos próprios profissionais multidisciplinares; comportamento de busca e uso da informação de equipes multidisciplinares que atendem no tratamento oncológico de pacientes; fontes de informação utilizadas por equipes multidisciplinares para diagnóstico e tomada de decisão sobre atendimento médico. Desenvolve-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por um questionário virtual aplicado aos profissionais especializados que atuam em um hospital de Oncologia em Rondônia. Os principais resultados obtidos indicaram que a atuação do Bibliotecário no auxílio a equipe médica contribui para a prática da Medicina Baseada em Evidência, assim como pode também contribuir diretamente com a melhora do paciente. Conclui-se que o Bibliotecário Clínico é um profissional essencial para atuar em várias áreas do conhecimento, inclusive no âmbito hospitalar, contribuindo através do seu conhecimento nas áreas de fontes de informação, o auxílio para a equipe multidisciplinar e os pacientes. Ainda assim, há necessidade de mais cursos de capacitação e especialização na área clínica, quiçá tornar a Biblioteconomia Clínica como uma disciplina optativa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3804
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf648,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.