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Título: Divulgação sobre responsabilidade social corporativa: uma análise nas empresas de energia elétrica listadas na B3
Autor(es): Menezes, Camila Geovanna Farias
Santos, George Luis Taborga dos
Palavras-chave: Divulgação
Responsabilidade social corporativa
Energia elétrica
Data do documento: 2021
Citação: MENEZES, Camila Geovanna Farias; SANTOS, George Luis Taborga dos. Divulgação sobre responsabilidade social corporativa: uma análise nas empresas de energia elétrica listadas na B3. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O cumprimento da responsabilidade social corporativa (RSC) ganhou amplo destaque, nos últimos anos, em virtude da grande pressão da sociedade, que reivindica resultados e comprometimento com as problemáticas sociais. A presente pesquisa tem como objetivo verificar quais são as informações sobre responsabilidade social corporativa que as empresas de energia elétrica, listadas na B3, divulgam em seus relatórios. Para tanto, foram utilizadas as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), Formulários de Referência, Relatórios Anuais e de Sustentabilidade dessas empresas, no período de 2015 a 2020. A amostra da pesquisa é formada por todas as empresas do segmento de energia elétrica, listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), totalizando 61 (sessenta e uma) empresas. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, verificou-se, como principais resultados da pesquisa, que os itens ‘Condições de trabalho’ e ‘Gerenciamento de risco para funcionários’ apresentaram o maior percentual de divulgação na categoria “Trabalho”. Na categoria “Meio Ambiente”, o item ‘Gerenciamento de risco’ foi o que apresentou o maior índice de divulgação. Na categoria “Comportamento Empresarial”, destacaram-se os itens ‘Políticas internas sobre critérios de compras’ e ‘Gerenciamento de relações com fornecedores’. Em “Finanças e Governança”, os itens que se destacaram foram o ‘Investimento em RSC’ e ‘Responsabilidade em relação às partes interessadas’. Por fim, na categoria “Política de RSC”, os itens ‘Definição de objetivos de RSC’, ‘Programas de treinamentos’, ‘Parcerias com partes interessadas’ e ‘Publicação de um relatório de RSC’ foram os mais divulgados pelas empresas de energia elétrica. Conclui-se, portanto, que cerca da maioria das empresas de energia elétrica estão adotando práticas de RSC e divulgando informações dessa natureza, necessitando, ainda, haver melhorias nesse processo, tendo em vista os impactos das atividades empresariais desenvolvidas por elas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3828
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