Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3847
Título: O método construtivista de ensino: dificuldades e desafios em uma escola pública de Ariquemes-RO
Autor(es): 
Cavalcante, Thaísa Lopes
Palavras-chave: Educação Infantil
Construtivismo
Ensino e aprendizagem
Professores
Data do documento: 2022
Citação: CAVALCANTE, T. L. O método construtivista de ensino: dificuldades e desafios em uma escola pública de Ariquemes-RO. 2022. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como proposta analisar o processo de ensino a partir da utilização da abordagem construtivista. A referida abordagem apresenta pressupostos que defendem o ensino de qualidade por meio de novos métodos que rompem a visão tradicional do aprender e do ensinar, onde o professor atua não como detentor do conhecimento, mas como o facilitador do acesso ao conhecimento. Neste sentido, a problemática da pesquisa ficou definida da seguinte maneira: Quais as dificuldades e desafios enfrentados pela equipe pedagógica de uma escola Municipal de Ariquemes/RO, que utiliza a abordagem construtivista em seu trabalho pedagógico? Deste modo, a pesquisa tem como objetivo compreender a utilização da abordagem construtivista quando inserida no ensino público de nosso município. a pesquisa possui como objetivo geral investigar de que maneira o modelo de ensino construtivista tem se concretizado no cotidiano escolar. Para tanto se estabelece como objetivo especifico a análise da adoção da teoria construtivista no processo de ensino aprendizagem das crianças que utilizam e para isso estudou-se os métodos de uma escola Municipal. Para entender melhor o referido processo, o presente trabalho empregou como procedimento metodológico a realização de pesquisas bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo, em um primeiro momento, sucedeu de caráter exploratório e qualitativo, e para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos, observações no local de ensino e posteriormente, através da realização de entrevistas com profissionais da educação de uma escola municipal de Ariquemes. Os resultados alcançados possibilitaram afirmar que, na abordagem construtivista desenvolvida na escola pesquisada, se caracteriza pela ausência da participação da família no processo de ensino e aprendizagem. Na visão da equipe pedagógica, tal postura dos familiares no referido processo implica diretamente no desenvolvimento das crianças em sala de aula. Além disso, o mencionado modelo de ensino não apresenta um padrão pré-definido, necessitando assim, que as abordagens sejam feitas de acordo com a especificidade de cada turma. Tornando-se importante rever a organização e planejamento da equipe pedagógica da escola para a melhoria do desenvolvimento educacional das crianças.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Hugo Athanasios Fotopoulos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3847
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAVALCANTE, T. L..pdfArquivo Principal405,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.