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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Joseneide Brasil de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T11:47:14Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T11:47:14Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Joseneide Brasil de. Imani, identidade de uma mulher moçambicana, resistência e descolonização na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto. 2022. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3858 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a trilogia As areias do imperador, de Mia Couto, composta pelas obras Mulheres de cinzas (2015), Sombras da água (2016) e O bebedor de horizontes (2018). As três obras do autor moçambicano retratam os conflitos e as inquietudes gerados pelo domínio colonial em Moçambique. Narram a guerra entre Portugal e o Império de Gaza, reinado por Ngungunyane, segundo maior imperador negro do continente africano e líder das terras localizadas ao sul de Moçambique, em fins do século XIX. As obras discutem, ainda, a violência colonial vivida pela personagem Imani, uma garota VaChopi de 15 anos, educada segundo os preceitos europeus. Neste estudo, as reflexões estão voltadas para a personagem Imani, como representação das mulheres moçambicanas vítimas do projeto colonial eurocêntrico. Esta pesquisa visa analisá-la para elucidar como ocorreu seu processo de construção identitária, de resistência e de afastamento da epistemologia colonial e elucidar de que maneira tornou visíveis os conhecimentos e saberes de seu povo. No intuito de conduzir essa investigação, consideramos necessário compreender os últimos anos do Império de Gaza. Trata-se de pesquisa bibliográfica, que tem como corpus a trilogia miacoutiana que, além de nos possibilitar leituras que colaboram para a compreensão da história de Moçambique, apresentam o poder feminino num cenário de visibilidade versus invisibilidade inserido no contexto da guerra instaurada pela Coroa Portuguesa para retomar o domínio da colônia moçambicana, derrubando do trono o imperador de Gaza. A análise se fundamenta em estudos de diversos teóricos que abordam hibridismo cultural, pós-colonialismo e feminismo. | pt_BR |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Descolonização feminina | pt_BR |
dc.subject | Imani | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo cultural | pt_BR |
dc.title | Imani, identidade de uma mulher moçambicana, resistência e descolonização na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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