Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3884
Título: Enchentes em dois municípios do centro-sul de Rondônia: Riscos socioambientais e impactos a saúde pública
Autor(es): Estevão, Misley Alzíria da Silva
Palavras-chave: Inundações
Eventos extremos
Doenças de veiculação hídrica
Data do documento: 2022
Citação: ESTEVÃO, Misley Alzíria da Silva. Enchentes em dois municípios do centro-sul de Rondônia: Riscos socioambientais e impactos a saúde pública. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: As enchentes sobre áreas carentes de serviços adequados de saneamento básico intensificam a proliferação dos mais diversos vetores e agentes patogênicos colocando em risco a saúde humana. É comum que em eventos extremos de chuva a população entre em contato com água contaminada por diversos fatores. Destarte, esta pesquisa tem como objetivo estudar a correlação entre as enchentes, a falta de planejamento urbano e os impactos a Saúde Pública. Esta pesquisa possui uma abordagem quali-qualitativa, com fins exploratórios, limitando-se aos municípios de Pimenta Bueno e Cacoal – RO. Para a análise do crescimento populacional e migração dos municípios estudados utilizou respectivamente os censos demográficos dos anos 1980, 1991, 2000 e 2010 disponíveis na biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No capítulo dois, os dados foram retirados da série histórica de estações pluviométricas disponibilizados pelo Hidroweb e INMET, dados deste capítulo foram extraídos do TABNET DATASUS. Não foi possível identificar uma ligação entre o aumento de acidentes por animais peçonhentos e o período chuvoso. Já em relação a leptospirose essa foi notificada majoritariamente nos meses mais chuvosos. Assim como os casos de Hepatite A. No estudo da morbidade observou- se que existe um grande gasto hospitalar pelo SUS nas doenças ligadas a falta de saneamento e planejamento urbano, superando os valores gastos em tratamentos com neoplasias. E que grande parte das enchentes ocorrem em decorrência do mau uso do solo em área urbana e rural devido ao processo de colonização do estado de Rondônia que iniciou-se sem medidas sustentáveis.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Sob a orientação da Profª Draª Fernanda Bay Hurtado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3884
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MISLEY_ESTEVÃO.pdfDissertação2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_MISLEY_ESTEVÃO.pdfProduto2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.