Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3894
Título: Saúde e qualidade de vida dos professores: uma revisão integrativa
Autor(es): 
Silva, Elisandra Santos da
Palavras-chave: Qualidade de vida
Doenças profissionais
Saúde/doença de professores
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Elisandra Santos da. Saúde e qualidade de vida dos professores: uma revisão integrativa. 2022. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a saúde, a qualidade de vida e as principais doenças profissionais dos professores em nível regional entre elas a região norte que utilizou dados referentes ao Estado de Rondônia. Analisar quais as regiões que mais pesquisa sobre a saúde e a qualidade de vida dos professores. O interesse por este estudo se deu a partir da observação da pesquisadora, nos campos de estágio e no seu trabalho, onde se deparou várias situações de adoecimento de professores. Então, a preocupação com esse assunto gerou a necessidade de pesquisar o tema considerando o fato de que o trabalho docente, por suas características comuns, independente da região geográfica, podem fornecer subsídios para entendimento da qualidade de vida e das doenças que afetam a categoria. Vale ressaltar que qualidade de vida aqui é tema complementar já que está representando consequência das condições do trabalho docente. A metodologia utilizada foi uma pesquisa Descritiva de Revisão Integrativa de Literatura com características qualitativas e quantitativas. Foram estabelecidos e consultados os descritores: Saúde professor, Saúde docente, Doenças docentes e Doenças professores. Os critérios de inclusão foram: publicações a partir de 2008, material compatível com o problema de pesquisa, artigos em português, publicações fora do princípio de saturação. Focando nas seguintes variáveis: Voz, Burnout, Musculoesquelético e qualidade de vida etc. Foram pesquisados 42 trabalhos científicos sendo 10 do Estado de Rondônia. Para a análise foi criada uma pasta para cada palavra chave, depois foi realizado um levantamento usando um quadro com os seguintes itens: Título, Local, Público pesquisado, Objetivo, Método e Principais Resultados. Com base no quadro já foi separando quais artigos seriam utilizados nos resultados no decorrer das análises de dados observou-se que as alterações vocais foi o assunto que mais apareceu na pesquisa com 37% dos casos, muscoesquelético com 21%, alteração mentais com 18%, síndrome de Burnot com 13% e qualidade de vida com 11%. Já na busca pelas regiões que mais realizam pesquisas a região Nordeste é a que mais pesquisa sobre saúde docente com 36%, o Sudeste com 31%, o Sul com 12%, o Centro Oeste com 2% e norte com 19%. Foi possível perceber várias dificuldades enfrentadas no cotidiano docente. Também fica evidente a carência de políticas pública que visem à melhoria da saúde e a qualidade de vida docente.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dra. Adailde Miranda da Silva Carvalho
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3894
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, E. S..pdfArquivo principal1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.