Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3898
Título: Análise dos fatores contribuintes para inundações urbanas: estudo de caso do município de Ji-Paraná - RO
Autor(es): Cavalheiro, Karine Luna
Palavras-chave: Segurança Hídrica
Áreas de Risco
Gestão Integrada
ODS 13 e 15
Planejamento Urbano
Data do documento: 2022
Citação: CAVALHEIRO, Karine Luna. Análise dos fatores contribuintes para inundações urbanas: estudo de caso do município de Ji-Paraná - RO. 214 f. 2022. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Os eventos hidrometeorológicos extremos em uma bacia hidrográfica podem propiciar inundações ou enchentes, agravados pela mudança do uso e cobertura do solo, o que pode vir a gerar perdas humanas e econômicas, exigindo medidas de controle e prevenção por parte dos gestores. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar os fatores da dinâmica espacial e temporal que influenciam na ocorrência de inundações no perímetro urbano e contribuir para a gestão da bacia hidrográfica no que tange ao controle de ocupação do solo e ao enfrentamento de eventos críticos no município de Ji-Paraná, pertencente à bacia do rio Machado, localizada na porção leste do estado de Rondônia, em uma das regiões com maiores taxas de desmatamento na Amazônia. Para tal, foram realizadas análises da série histórica de precipitação no município e de vazão do rio, análises morfométricas da bacia de drenagem, e, posteriormente, os dados foram confrontados com o diagnóstico do uso e cobertura do solo e da vulnerabilidade da população aos eventos. Assim, foi definido como evento de inundação aqueles que superam o tempo de recorrência de 2 anos, o que corresponde ao nível superior a 10,61 m, neste sentido, dentre a série histórica de 1978 a 2019, em 21 anos ocorreram eventos de inundação. Foi detectada a intensificação dos eventos, onde o diagnóstico aponta relação com o desmatamento da bacia hidrográfica e a falta de estratégias de proteção do solo ao longo do tempo. Em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificadamente os de número 13 e 15, metas 13.1, 13.3 e 15.3, relativos à resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais, este estudo resultou em mapas do município de Ji-Paraná por classificação de perigo, vulnerabilidade e risco aos eventos de inundação, um material cartográfico expressivo para se preponderar sobre a segurança hídrica de maneira holística. Ainda foram propostas medidas de prevenção e controle dos eventos, a fim de minimizar as perdas ambientais e materiais trazendo luz sobre a problemática.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Sob a orientação da Profª Dr.ª Nara Luisa Reis de Andrade e Coorientação da Profª Dr.ª Ana Cristina Strava Correa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3898
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISERTACAO_KARINE_LUNA_.pdfDissertação19,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_KARINE_LUNA_2022_1.pdf5,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.