Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3899
Título: Avaliação do potencial mutagênico das águas do Igarapé Nazaré, Rondônia, Brasil
Autor(es): Camargo, Maressa Floriano
Palavras-chave: Poluição Hídrica
Citotoxidade
Allium Cepa
Data do documento: 2022
Citação: CAMARGO, Maressa Floriano. Avaliação do potencial mutagênico das águas do Igarapé Nazaré, Rondônia, Brasil. 84 f. 2022. Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: A diminuição da qualidade da água em decorrência da inserção de substâncias potencialmente tóxicas tem causado efeitos nocivos aos organismos aquáticos, ocasionando mutações as quais podem levar à morte celular. Neste contexto, o objetivo do projeto foi analisar a qualidade da água do Igarapé Nazaré (Ji-Paraná, Rondônia) e, paralelamente, seu potencial citogenotóxico e mutagênico. Para tanto, foi realizada uma coleta de água no mês de novembro de 2020 (AA/AB) e no mês de agosto de 2021 (AB), as amostras foram destinadas às análises de: temperatura da água, potencial Hidrogeniônico, condutividade elétrica, transparência, turbidez, oxigênio dissolvido, coliformes totais e fecais, fósforo total, fósforo dissolvido, nitrito, nitrato e amônia. A avaliação do potencial mutagênico foi realizada utilizando células meristemáticas de raízes de Allium cepa (cebola). Foi desenvolvida uma cartilha educativa que servirá de material de apoio para auxiliar professores de ciências nas aulas práticas sobre recursos hídricos, além de apresentar possibilidades de mitigação dos problemas ambientais de microbacias, afim de promover a sensibilização da população e órgãos responsáveis. O uso do teste Allium cepa realizado nos dois períodos se mostrou eficiente, as porcentagens apresentaram níveis de contaminação altamente elevadas, apresentando aberrações cromossômicas caracterizando os locais com um certo grau de contaminação, podendo ser explicado por se tratar de um efluente do frigorífico, tendo ponto de lançamento próximo ao ponto de amostragem.
Descrição: Defesa apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Sob a orientação do Prof. Dr. Ronaldo de Almeida e coorientação da Profª Drª Elisabete Lourdes do Nascimento.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3899
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAO_MARESSA_FLORIANO_CAMARGO.pdfDissertação5,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_MARESSA_FLORIANO_CAMARGO.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.