Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3904
Título: Conhecimento matemático nos cursos presenciais de licenciatura em matemática e suas interfaces com o currículo da educação básica
Autor(es): Souza, Fabiola Gomes de
Palavras-chave: Licenciatura em Matemática
Conhecimento Matemático
Matemática Escolar
Matemática Acadêmica
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Fabiola Gomes de. Conhecimento matemático nos cursos presenciais de licenciatura em matemática e suas interfaces com o currículo da educação básica. 188 f. 2022. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, 2022.
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar a relação entre o conhecimento matemático propiciado na formação inicial de professores de matemática ofertados em IES públicas de Rondônia e o expresso no currículo escolar dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Para tanto, na fundamentação teórica se discorreu sobre a formação inicial do professor de Matemática e os conhecimentos necessários à profissão docente, com ênfase na construção do conhecimento matemático sobre que tipo de conhecimento matemático tem sido ofertado no currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo documental. Foram analisados os PPC de cursos presenciais de Licenciatura em Matemática ofertados pela UNIR, nos campi de Porto Velho e Ji-Paraná, e pelo IFRO, nos campi de Vilhena e Cacoal; bem como se procedeu à análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores e as Diretrizes Específicas do Curso de Licenciatura em Matemática e o Referencial Curricular Estadual no que tange ao componente de Matemática voltado para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio. Para a apresentação e interpretação de dados, foram organizados três eixos temáticos, a saber: Conhecimento da área/matemático nas Diretrizes Curriculares Nacionais geral e específica; Conhecimento matemático expresso nos PPC dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UNIR e do IFRO; e Conhecimentos matemáticos presentes no currículo escolar da Educação Básica. As categorias analíticas foram divididas em conteúdos voltados para a matemática acadêmica (MA) e conteúdos voltados para a matemática escolar (ME). Dentre os resultados, destaca-se que nas DCN para Formação de Professores foram identificados vários aspectos relativos ao conhecimento da área, para que o futuro professor tenha seu domínio e saiba como ensiná-lo. As DCN (2015) apresentam uma perspectiva mais ampla acerca da formação inicial do professor e, por sua vez, as DCN (2019) evidenciam uma formação centrada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No que diz respeito às DCN (2003) específica do curso de Licenciatura em Matemática, foram constatados poucos elementos relacionados à construção do conhecimento matemático em uma perspectiva ampla e aprofundada, ou seja, que não envolve apenas conteúdos matemáticos, mas inclui aspectos históricos, filosóficos e epistemológicos da Matemática enquanto ciência. No que tange aos PPC, observou-se que os quatro cursos oferecem o conhecimento matemático fundamentado em componentes curriculares que abordam a matemática acadêmica (MA) e a matemática escolar (ME), apresentando, assim, pouca discussão que se refere aos aspectos históricos da Matemática enquanto ciência, sendo essa realizada em apenas um componente curricular, é denominado “História da Matemática”. Nos cursos, foi identificado que a maioria da carga horária é destinada a componentes curriculares que tratam do conhecimento matemático e quanto ao quantitativo voltado para a matemática acadêmica (MA) e a matemática escolar (ME), nota-se que na UNIR, Porto Velho, há 10 MA e 07 ME e Ji-Paraná, 13 MA e 07 ME; no IFRO, Vilhena há 14 MA e 10 ME e Cacoal, 19 MA e 10 ME. Há indícios de que, na formação inicial, a MA tem sido privilegiada em detrimento da ME e, ainda, que os conteúdos matemáticos acerca da Educação Básica são abordados mais nos primeiros semestres dos cursos. Dentre a diversidade de conhecimentos docentes que devem ser propiciados ao futuro professor de matemática, há que se promover um conhecimento matemático que forneça condições teóricas e práticas para que o professor possa ensinar matemática no contexto da Educação Básica. Espera-se que os resultados possam subsidiar reflexões e fomentar o debate sobre a construção do conhecimento matemático na formação inicial do professor de matemática.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática.Sob a orientação da Profª. Drª. Eliana Alves Pereira Leite
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3904
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_FABIOLA_GOMES_DE_SOUZA.pdfDissertação1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.