Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3908
Título: Estudo comparativo de um latossolo vermelho amarelo em área degradada na cidade de Porto Velho - RO
Autor(es): Barata, José Rafael Pimentel
Palavras-chave: Degradação ambiental
Pedologia
Geomorfologia
Data do documento: 2020
Citação: BARATA, José Rafael Pimentel. Estudo comparativo de um latossolo vermelho amarelo em área degradada na cidade de Porto Velho - RO. 2020. 186 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como foco principal avaliar a degradação ambiental do solo devido à perda da qualidade física, através da avaliação de alguns indicadores físicos do solo, correlacionados por meio da estatística descritiva e modelagem da superfície por interpolação dos dados analisados. Isso se deu pela comparação entre duas áreas distintas, localizadas na Gleba Candeias, na Chácara Macadâmia, na cidade de Porto Velho. A primeira área é uma antiga pastagem, que não apresenta mais a composição botânica, características de pastagem, ou seja, sem a presença de capim e leguminosas forrageiras. A segunda área é representada por uma capoeira, resultante da recuperação parcial do local, composta de árvores arbustivas e coqueiros. As áreas de estudo apresentam características de solos adensados/compactados sobre uma superfície topográfica que tem influência sobre os índices analisados. A avaliação dos indicadores demonstrou graus de degradação similares em ambas as áreas. A metodologia aplicada na elaboração do mapa diagnóstico pelo método IDW é uma forma de análise de baixo custo, e em áreas pequenas pode indicar uma maior acurácia no diagnóstico ambiental.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3908
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf8,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.