Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3910
Título: O novo arco e flecha dos povos indígenas: as novas tecnologias como salvaguarda do povo Paiter Suruí em Cacoal, Rondônia
Autor(es): Pereira, Paulo Cesar Barros
Palavras-chave: Território indígena
Paiter Suruí
Defesa cultural
Data do documento: 2020
Citação: PEREIRA, Paulo Cesar Barros. O novo arco e flecha dos povos indígenas: as novas tecnologias como salvaguarda do povo Paiter Suruí em Cacoal, Rondônia. 2020. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi discutir a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação dentro do Território Indígena dos Paiter Suruí como meio de defesa territorial. Para refletirmos sobre tais questões adotamos o método fenomenológico que consiste na ciência dos fenômenos. O método propõe olhar para as nossas experiências com uma postura científica, pois, acredita que tudo o que é real é fenômeno — e aí está a essência das coisas. Em outras palavras o método consiste no acesso ao campo da consciência, para então submetê-lo à análise. A técnica adotada foi a fonte oral, considerada a mais antiga na difusão e propagação do saber, através de entrevistas colhidas com este povo. Também recorremos à análise documental do Plano de Gestão dos Paiter e apoiamo-nos numa revisão bibliográfica de cunho geográfico através das ideias de autores que abordam a temática. Nos últimos anos alguns povos indígenas da Amazônia brasileira têm buscado novos métodos de melhorar seu bem viver, defendendo seu território e preservando sua herança cultural. As perdas culturais depois do contato com o não indígena foram incalculáveis. Diante disso, alguns destes povos tem se posicionado no enfrentamento diante tais ameaças. A exemplo disso está o povo Paiter Suruí, residente na Terra Indígena Sete de Setembro no município de Cacoal, em Rondônia, que nos últimos anos vem utilizando ferramentas tecnológicas de última geração para combater os males causados pelo processo do contato, auxiliando-o no monitoramento de seu território e também na divulgação de suas riquezas naturais e culturais. O método inovador que os Paiter encontraram para minimizar seus conflitos e perdas, estabelece perspectivas para o futuro, diante da criação de um plano de gestão ambiental. Os modernos aparatos surgem como oportunidade não somente de ressignificação ancestral e histórica, mas, de autonomia indígena, em um cenário multifacetado e complexo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3910
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.