Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3934
Título: As representações simbólicas no círio fluvial noturno de Santo Antônio em Oriximiná-Pará sob o olhar da geografia cultural
Autor(es): Teixeira, Maria Jânia Mileo
Palavras-chave: Geografia cultural
Círio de Santo Antônio
Representação
Data do documento: 2017
Citação: TEIXEIRA, Maria Jânia Mileo. As representações simbólicas no círio fluvial noturno de Santo Antônio em Oriximiná-Pará sob o olhar da geografia cultural. 2017. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: As festas religiosas podem ser consideradas como uma manifestação da cultura de um povo. Cultura esta que muitas vezes se encontra embutida no cotidiano das pessoas e também no lugar em que vivem. Através da função que as festas desempenham no lugar é possível visualizar como as pessoas se relacionam com seu lugar e com o momento festivo. Este estudo é fruto de pesquisas desenvolvidas, no período de 2014 a 2015 com os moradores do município de Oriximiná, localizado a 885 km da capital do Estado de Pará. A pesquisa objetivou compreender o significado e o sentido das representações simbólicas no Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio em Oriximiná, sob o olhar da Geografia Cultural Humanista e no método fenomenológico, e tem por finalidade analisar as vivências e experiências do ser humano e suas representações culturais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo, bem como análise documental e bibliográfica referente ao Círio de Santo Antônio em Oriximiná. Foi utilizada como ferramenta metodológica a observação participante, que nos propiciou uma interação com a comunidade analisada. Os aspectos analisados buscam uma compreensão das vivências, experiências e visão dos grupos que vivenciam essa cultura, uma vez que cada grupo interage no espaço de acordo com a sua visão. Para esta compreensão, fizemos uso de alguns conceitos, entre eles representação, Cultura, espaço simbólico e lugar. Estes conceitos nos possibilitaram a compreensão das diversas formas de representação do mundo e suas relações com a construção do lugar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3934
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf17,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.