Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3937
Título: "O agronegócio do boi e conflitos socioambientais: uma discussão sobre fronteira na regional do baixo Acre"
Autor(es): Silva, Maria Evanilce Gomes da
Palavras-chave: Agronegócio
Impactos socioambientais
Pecuária
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Maria Evanilce Gomes da. "O agronegócio do boi e conflitos socioambientais: uma discussão sobre fronteira na regional do baixo Acre". 2022. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A presente pesquisa de mestrado objetivou fazer uma análise da situação dos impactos socioambientais causados pela atividade agropecuária que vem facilitando os processos de ação antrópica e consequentemente processos de transformação do espaço da regional do Baixo Acre. Questões relevantes acerca da historicidade da expansão do agronegócio do boi na regional do Baixo Acre, que pode ser considerado um dos maiores negócios rurais. Porém, seu crescimento não só tem um impacto significativo na vida de muitas famílias, mas também por causa de seu impacto ao meio ambiente, o que tem causado danos socioambientais. A problemática desta pesquisa consiste em investigar a expansão da Pecuária na Amazônia Sul Ocidental situando o Acre no contexto de fronteira econômica agropecuária, de forma que se possa visualizar a regional do Baixo Acre como principal área produtora agropecuária, sem esquecer de mencionar os conflitos decorrentes dessa expansão e, por conseguinte realizar um balanço das políticas de desenvolvimento dessa sistemática. Essa pesquisa com o tema propõe contribuir para o Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Dessa maneira, a análise se baseia no método materialismo históricodialético para demostrar as contradições, interesses e semelhanças na atuação de diferentes agentes sociais. Outra forma de análise é por meio da pesquisa qualitativa através de bibliografias, em que são utilizadas publicações de diversos autores que contribuíram para o enriquecimento do assunto. No entanto, há necessidade no levantamento de informações da Regional Baixo Acre e análise de documentos fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, IBGE, IDAF, EMPRAPA entre outros. Nesse contexto, o referencial teórico que embasa a pesquisa partiu do entendimento de que para desenvolver a pecuária é preciso pagar um alto preço, mas os retornos financeiros são rentáveis, o que promove o crescimento econômico de uma região. Para isso tem-se com objetivo principal analisar os conflitos socioambientais causados pela expansão da pecuária bovina, que tem transformado o território, promovendo a expulsão dos camponeses, indígenas, seringueiros dentre outros, para dar lugar as grandes pastagens de gado, isso tem causado a devastação da floresta ocasionando a transformação do território. Com isso essa pesquisa se propôs a analisar a histórica da expansão da pecuária na Amazônia-Acreana, tendo como análise de estudo o agronegócio do boi e conflitos socioambientais na regional do Baixo Acre, identificando quais as alterações impressas ao longo dos anos no sentido de compreender as novas relações sociais e econômicas construídas na capital do estado e cidades adjacentes. Nessa conjuntura se faz necessário compreender como essa atividade (pecuária bovina) se torna o principal elemento de transformação do território, sobretudo na regional do Baixo Acre.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3937
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.