Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3947
Título: "Eu canto nas alturas": uma analise do ethos discursivo nos hinos do Santo Daime
Autor(es): Soeiro, Herta Maria de Açucena do Nascimento
Palavras-chave: Ethos discursivo
Ayahuasca
Santo Daime
Data do documento: 2022
Citação: SOEIRO, Herta Maria de Açucena do Nascimento. "Eu canto nas alturas": uma analise do ethos discursivo nos hinos do Santo Daime. 2022. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O Santo Daime é uma doutrina ayahuasqueira amazônica fundada por Raimundo Irineu Serra na década de 1930. Dentre os elementos sagrados que constituem a doutrina, os hinos são um dos principais instrumentos utilizados para estabelecer um contato entre o “terreno” e o “divinal”. O objetivo central desta pesquisa foi realizar, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso e da noção de semântica global proposta por Dominique Maingueneau, um estudo do ethos discursivo que entra em funcionamento no hinário O Cruzeiro, que possui 129 hinos. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista. O corpus constituiu-se no recorte de 28 hinos através da separação por complexos temáticos (Fatos Sociais e Fatos Naturais) e dos critérios de inclusão, que abrangeram os hinos a partir do caráter de importância no ritual, repetição e ethos identificado. Na análise, foi possível constatar que, em um grupo de hinos, a imagem construída em relação ao enunciador permitiu a identificação de um ethos de aprendiz, seguido de um ethos de porta-voz/mensageiro e, ainda, um ethos de mestre, validados por uma cenografia escolar na qual o Santo Daime é representado como sendo uma “escola espiritual”. Além disso, a dimensão musical não se trata apenas de um suporte para a transmissão de enunciados verbais, mas de um rito que possui especificidades próprias, dentre elas, o papel de atuar como um fio condutor entre o “mundo material” e o “mundo espiritual”, agindo como um catalisador de percepções visuais e sensoriais a partir do som, transcendendo a dimensão verbal da experiência espiritual e compondo os vários planos da linguagem, o que contribui para produzir a imagem/identidade do enunciador.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3947
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.