Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/395
Title: Sociedade, "amor" e crime: análise entre a evolução da sociedade e o tratamento jurídico regalado aos homícidios passionais
Authors: Delarmelina, Maria da Penha Margon
Keywords: Direito penal
Violência
Crime passional
Politicas públicas
Issue Date: 2-Jul-2015
Citation: DELARMELINA, Maria da Penha Margon. Sociedade, "amor" e crime: análise entre a evolução da sociedade e o tratamento jurídico regalado aos homicídios passionais. 2015. 65 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Abstract: O presente trabalho objetiva traçar uma síntese histórica de uma parte da sociedade brasileira, por meio de um processo verificativo do posicionamento legislativo, desde o período colonial, com as Ordenações Filipinas, à contemporaneidade, com a vigência do Código Penal, de 1940, acerca das mazelas, permitidas pelos códigos dos períodos, ao marido. A abordagem do tema instiga a pesquisa, a fim de conceituar os motivos que conduzem o indivíduo passional, tais como: a paixão, o amor, o ciúme, a fidelidade, a vingança, o adultério, o ódio, a preocupação com a honra, resultantes das condutas das vítimas que, para o passional, são indignas de confiança. Sentimentos causados principalmente por uma mente desequilibrada e perturbada que julga amar tanto, a ponto de cometer o homicídio. Oportuno dizer que diante de uma evolução legislativa e social, a discussão sobre o homicídio passional começou a tomar contornos com os movimentos feministas na tentativa de combater e traduzir a violência de gênero extrema, permitindo que o Estado proponha e aplique políticas públicas suficientes para promover a igualdade de sexo/gênero, garantida constitucionalmente, sem fazer qualquer distinção entre homens e mulheres, erradicando qualquer diferenciação de gênero e, por consequência, proteger de forma efetiva, a condição da mulher em sociedade, limitando ou erradicando a conduta do homem agressor e homicida passional, tornando inadmissível que ainda se fale de legítima defesa da honra para se defender um direito patriarcal e extremamente masculinizado.
Description: Monografia apresentada ao Curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do professor Me. Afonso Maria das Chagas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/395
Appears in Collections:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA VERIFICAR ENTREGAR CAPA DURA.pdf664,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.