Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Atoledo, Layne Carla Ferraça | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-20T18:33:57Z | - |
dc.date.available | 2022-11-20T18:33:57Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ATOLEDO, Layne Carla Ferraça. O contexto histórico da educação infantil no município de Ji-Paraná. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3967 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª Drª Neidimar Vieira Lopes Gonzales | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação infantil tem passado por transformações ao longo da história. O presente estudo tem como objetivo fazer um resgate histórico acerca da criação, institucionalização e implementação de instituições que ofertam educação infantil no município de Ji-Paraná. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados um questionário semiestruturado. Parte deste estudo ocorreu junto a Coordenadoria da Educação Infantil de Ji-Paraná na Secretaria Municipal de Educação – SEMED para verificar o quantitativo de escolas existentes no município, bem como os níveis de ensino que estas oferecem, verificando ainda como iniciou o funcionamento dos Centros Municipais de Educação. Como base teórica usamos os seguintes autores: Almeida (1999), Ariès (1978), Bardin (2011), Froebel (1917), Piaget (1973), Vigotsky (2007), Wallon (1995) entre outros. Foi possível considerar que a construção da identidade histórica escolar com o tempo propiciou a formação cultural do município, pois quando as práticas pedagógicas se aproximam do mundo da criança, trazem resultados positivos no processo de aprendizagem, bem como de seu desenvolvimento social e emocional. As propostas para o futuro precisam envolver uma reflexão sobre o passado, para compreender a evolução da educação infantil. Desse modo, o entendimento das concepções sobre a educação infantil, o processo de implementação, a adequação do currículo e as práticas pedagógicas contribuem para melhorar a jornada da educação infantil e o desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T18:32:21Z No. of bitstreams: 1 TCC_LAYNE_ATOLEDO.pdf: 2019598 bytes, checksum: d7d5256908071fc842b58a8814e583e5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T18:33:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_LAYNE_ATOLEDO.pdf: 2019598 bytes, checksum: d7d5256908071fc842b58a8814e583e5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T18:33:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_LAYNE_ATOLEDO.pdf: 2019598 bytes, checksum: d7d5256908071fc842b58a8814e583e5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-20T18:33:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_LAYNE_ATOLEDO.pdf: 2019598 bytes, checksum: d7d5256908071fc842b58a8814e583e5 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Contexto histórico | pt_BR |
dc.title | O contexto histórico da educação infantil no município de Ji-Paraná | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_LAYNE_ATOLEDO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.