Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4015
Título: Uma análise da educação financeira nos livros de matemática dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais de Vilhena - RO
Autor(es): Dias, Ana Paula de Brito Freire
Floriano, Shirley Alves
Palavras-chave: Educação financeira
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ambientes de aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: DIAS, A. P. B. F.; FLORIANO, S. A. Uma análise da educação financeira nos livros de matemática dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais de Vilhena - RO. 2022. 25 f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar como a Educação Financeira está sendo abordada nos livros de Matemática adotados nos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas de Vilhena-RO. Para isso, foi quantificado a distribuição da Educação Financeira nos livros de Matemática e verificado se essa distribuição está de acordo com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular, bem como, com os ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000). Assim, como ferramental teórico-metodológico, o estudo foi realizado por meio de uma análisedocumental comparando os livros de Matemática utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental com a Base Nacional Comum Curricular –BNCC (BRASIL,2018), e os ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000).A análise revelou que o tema Educação Financeira obedece aos princípios da Base Nacional Comum Curricular. Já em relação aos ambientes de aprendizagem propostos por Skovsmose (2000), a análise revelou que a maioria dos exercícios propostos nos livros analisados são de referência a semirrealidade no paradigma do exercício. Como considerações finais, pontua-se que o tema Educação Financeira possui poucos exercícios propostos nos livros, sendo vagos e insuficientes para desenvolver o pensamento crítico do aluno acerca da importância de assuntos financeiros no dia a dia.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador (a): Prof. Dr. Sérgio Candido de Gouveia Neto
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4015
Aparece nas coleções:DACCONT/VHA. Bacharelado em Ciências Contábeis (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA PAULA B F DIAS_SHIRLEY A FLORIANO.pdfArquivo Final1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.