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Título: Gestão hospitalar em hospitais da rede pública no Estado de Rondônia
Autor(es): Almeida, Anderson Marinato de
Palavras-chave: Gestão hospitalar
Formas
Métodos
Data do documento: 2022
Citação: Almeida, Anderson Marinato de. Gestão hospitalar em hospitais da rede pública no Estado de Rondônia. 48 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciência da Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022..
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar problemas recorrentes em hospitais da rede pública no Estado de Rondônia e algumas formas e métodos que podem ser utilizadas para aprimorar as funções administrativas, visando sanar problemas e conseguir manter um alto padrão de excelência na administração. Foram utilizadas as bases de dados do Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), livros sobre Gestão Hospitalar, artigos do Portal CAPES, e para coleta de dados foi confeccionado um questionário e enviado a hospitais da rede pública, sendo as respostas obtidas consolidadas e analisadas. A pesquisa identificou que 82,4% dos hospitais são de pequeno porte com até 50 leitos de acordo com a capacidade normal de operação; 88,2% dos gestores tem a visão do todo para poder administrar de forma eficaz, tanto do público interno como o externo; com referência a interferência externa na gestão teve uma distribuição um pouco equilibrada, onde 29,4% diz não ter interferência, 29,4% diz que o que mais interfere na gestão é o comportamento de todo pessoal da saúde, 17,6% diz que são as políticas públicas, 17,6% diz que o comportamento dos usuários o que mais interfere na gestão; 64,7% disse que o principal problema recorrente no hospital que atrapalha a gestão é a falta de estrutura. Constatou-se que muitos métodos que o(a) gestor(a) utiliza para conseguir sanar problemas recorrentes, ou para evitar que surja algum, são importantes para aprimorar sua visão estratégica, e entre eles destaco: trabalho em equipe; gestão participativa; reuniões para planejamento com utilização de ferramentas de gestão: PDCA, diagrama de Ishikawa, análise SWOT; plano de trabalho com revisão e avaliação. Na busca de aprimorar as funções administrativas, merece destaque as seguintes respostas: reuniões mensais para expor pontos negativos e positivos; equipe multiprofissional com coordenadores e colaboradores em cada setor com divisão de tarefas e funções; fazer uma constante avaliação do plano de trabalho; e dar autonomia de todas as gerências da unidade, bem como implementação de metas a serem alcançadas. Das boas práticas de gestão constatouse que merece destaque as seguintes: efetivação do fluxo de processos; humanização do atendimento; valorização dos servidores para um bom atendimento; padronização do fluxo de trabalho através de Procedimento Operacional Padrão-POPs, e feedback com a equipe; e atendimento humanizado com o “Posso Ajudar?”. Conclui-se que o gestor de um hospital da rede pública deve ter uma visão estratégica no planejamento do hospital como um todo, enfrentar os desafios com responsabilidade, ter a visão da perspectiva global, buscar a inovação, ter flexibilidade estratégica, inteligência competitiva, deve ser receptivo em relação às necessidades dos clientes, colaboradores, público interno e externo em geral. Finalizando, existem grandes possibilidades para se fazer uma excelente gestão, caso tenha sempre consigo a certeza de que todos trabalham na mesma direção com o foco direcionado para atingir metas estabelecidas e planejamentos estruturados. As melhorias obtidas em uma gestão poderão influenciar nas gestões futuras, e assim cada vez mais buscar a evolução para o melhor desempenho, buscar minimizar perdas, maximizar ganhos e criar situações em que julgue obter sucesso.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4028
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

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