Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4092
Título: Astronomia no ensino médio: conhecendo o universo de forma fácil e divertida
Autor(es): Toniato, Andreia
Palavras-chave: ensino de astronomia
astronomia no ensino médio
física
astronomia
Data do documento: 2022
Citação: TONIATO, Andreia. Astronomia no ensino médio: conhecendo o universo de forma fácil e divertida. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022
Resumo: A astronomia é a ciência que estuda o universo e seus componentes. Seu estudo se baseia, principalmente, pela observação. Nas escolas, como objeto de estudo, compreende uma disciplina de grande importância por abranger temas do cotidiano dos alunos e por ser capaz de despertar o interesse dos estudantes. Para alunos do ensino médio representa uma área que pode ser abordada em diversas disciplinas, tais como a Física, a Química, a Biologia e a Geografia . Porém, embora prevista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a realidade na maioria das escolas brasileiras, principalmente as públicas, é que os assuntos relacionados a Astronomia são pouco abordados ou mesmo inexistentes. Grande parte desta realidade se deve ao despreparo dos professores, ementas extensas e engessadas, alta dependência do livro didático, falta de recursos para aulas práticas e falta de conhecimento de ferramentas educacionais que possa substituí-las. Neste sentido, com base na teoria de aprendizagem proposta por Vygotsky, de que o sujeito constrói o conhecimento a partir da interação com o meio físico e social, este trabalho tem o objetivo de propor uma metodologia didática para o ensino de Astronomia vinculada a disciplina de Física para alunos do ensino médio. A proposta didática baseia-se na utilização de animações e construção de portfólios, para facilitação e consolidação do aprendizado e para a avaliação pelo professor. A proposta foi desenvolvida em duas escolas, sendo uma pública e outra privada. As aulas aconteceram de forma remota e os temas abordados foram: sistema solar, exoplanetas e a vida e morte das estrelas. Ao final das aulas os alunos elaboraram seus portfólios e responderam a um questionário. Observou-se que a proposta didática facilitou o processo de ensino-aprendizagem e foi capaz de despertar o interesse dos alunos para os conteúdos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob a orientação da Profª. Drª Beatriz Machado Gomes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4092
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao_Andreia_Toniato.pdfDissertação4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.