Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4095
Título: Objetos de aprendizagem no contexto do ensino profissional tecnológico: a produção do simulador de circuitos elétricos em corrente alternada
Autor(es): Bianchin, Douglas Fortini
Palavras-chave: Alfabetização científica
Letramento científico
Educação profissional e tecnológica
Data do documento: 2021
Citação: BIANCHIN, Douglas Fortini. Objetos de aprendizagem no contexto do ensino profissional tecnológico: a produção do simulador de circuitos elétricos em corrente alternada. 2021. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tipo-intervenção foi realizada no espaço escolar da educação profissional e tecnológica, em uma abordagem qualitativa, motivada pela percepção do alto nível de evasão dos estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Calama, em Porto Velho. Sob a ótica dos conceitos de Letramento Científico/Alfabetização Científica e de Objetos de Aprendizagem, o ensino foi abordado como processo formador que busca produzir a aprendizagem do aluno, suas habilidades de análise, síntese, projeção e construção. Uma aproximação com as pesquisas sobre o Ensino (CARVALHO, 2002; MIZUKAMI, 2019; SHULMAN, 2002) contribuiu para discutir a formação docente, a análise da própria atuação e a interação com outros colegas professores. A formulação do Objeto de Aprendizagem foi debatida segundo a discussão sobre formação de conceitos e formação da imaginação criadora na abordagem de Vygotsky (1991, 2001, 2018). Os procedimentos utilizados na fase colaborativa foram reuniões com grupo de professores das disciplinas afins da disciplina central do projeto, Circuitos Elétricos em Corrente Alternada. O foco das conversas foi a tecnicidade dos cursos profissionais da área técnica oferecidos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Foi realizada também uma pesquisa documental tratando da construção do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eletrotécnica, focalizando a disciplina central da pesquisa. Em seguida, foram desenvolvidas entrevistas com egressos que cursaram a disciplina. Com base nos dados coletados, problematizou-se os motivos e as causas de reprovação, insatisfação e evasão em algumas disciplinas com incidência maior do que em outras no mesmo curso. A discussão do grupo de docentes abordou temáticas trazidas pela pesquisa documental e pelas entrevistas. Desta discussão foi construído o Simulador de Circuitos Elétricos em Corrente Alternada como produto educacional.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4095
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.