Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4096
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Deny Ardaia da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T14:13:25Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T14:13:25Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Deny Ardaia da. A cultura folclórica do Boi - Bumbá no Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Cacoal: proposições para pensar práticas pedagógicas interdisciplinares. 2021. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4096 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta dissertação é: Descrever a cultura folclórica do Boi-Bumbá no Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Campus Cacoal e suas aproximações com a prática pedagógica escolar para o ensino interdisciplinar de Arte e objetivos específicos: Identificar as temáticas do Folclore/Cultura Popular do Boi-Bumbá bem como descrever a historicidade desse processo como elemento de ensino e aprendizagem interdisciplinar; caracterizar os potenciais pedagógicos do Folclore/Cultura Popular do Boi-Bumbá e suas aplicabilidades em sala de aula no componente curricular de Arte; e, produzir um roteiro com sequências de atividades em forma de propostas pedagógicas que poderá ser utilizado no ensino de arte. Quanto ao campo teórico, destaca-se uma perspectiva pós-crítica ancorada nos Estudos Culturais e suas possibilidades de articulação interdisciplinar. Os principais autores e autoras são: Andrade (2021); Bauman (2001); Barbosa (2010); Burke (2010); Candau (2008); Cascudo (1954, 1967); Costa (2004, 2015); Freire (1981, 1992, 2002, 2011); Hall (1997, 2006, 2013); Kincheloe e Berry (2006); Kretli (2007); Silva (2019) e outros. Os colaboradores e colaboradoras da pesquisa foram professores/as e alunos/as do Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Campus Cacoal licenciados/as nos componentes curriculares de Arte, Geografia, História, Sociologia, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, Língua Portuguesa/Literatura Brasileira e alunos/as que compunham o Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho. As estratégias metodológicas estão assentadas na Bricolagem (KINCHELOE, 2007), pois agrega de forma interdisciplinar várias possibilidades de pesquisa, permitindo uma estrutura ampla de análise de dados. Devido a pandemia de COVID19, o processo de investigação, no tocante aos participantes, se deu de forma virtual via plataforma Google Meet em forma de reuniões com os/as alunos/as e entrevistas semiestruturadas com os/as professores/as, além de pesquisas bibliográficas e documentais. A análise dos dados nos possibilitou vislumbrar um espaço de tensões entre os poderes internos tradicionais e tentativas progressistas de educação o que dificulta alguns avanços rápidos, mas também mostra a riqueza das ramificações culturais que estão, de alguma forma, agregadas, imbricadas, hibridizadas no IFRO/Campus Cacoal. Os trabalhos pedagógicos desenvolvidos até então pelos/as professores/as, como também, o interesse pelo conhecimento cultural dos/as alunos/as que fazem parte dessa comunidade cria perspectivas de que, no futuro, a distância entre escola e comunidade seja dirimida e, com isso, o Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho torne-se uma plataforma de transmissão de conhecimentos geradores de luta e resistência no ensino e na aprendizagem intercultural. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jefferson Nascimento (j.aires.pvh@gmail.com) on 2023-02-15T18:59:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 5253682 bytes, checksum: d70d235a5a1cd0aea2449a99c9db4f98 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-17T14:11:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 5253682 bytes, checksum: d70d235a5a1cd0aea2449a99c9db4f98 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-17T14:13:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 5253682 bytes, checksum: d70d235a5a1cd0aea2449a99c9db4f98 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-17T14:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 5253682 bytes, checksum: d70d235a5a1cd0aea2449a99c9db4f98 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Boi-bumbá | pt_BR |
dc.subject | Culturas folclóricas | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | A cultura folclórica do Boi - Bumbá no Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Cacoal: proposições para pensar práticas pedagógicas interdisciplinares | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 5,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.