Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4098
Título: Evasão e desafio da inclusão da pessoa com deficiência no Instituto Federal de Rondônia IFRO Campus Porto Velho Zona Norte
Autor(es): Souza, Elizângela Aparecida
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Instituto Federal
Educação profissional
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Elizângela Aparecida. Evasão e desafio da inclusão da pessoa com deficiência no Instituto Federal de Rondônia IFRO Campus Porto Velho Zona Norte. 2022. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A inclusão escolar e o combate à evasão escolar de pessoas com deficiência é um grande desafio na atualidade mesmo com o surgimento, nas últimas décadas, de legislações específicas com o objetivo de garantir o atendimento educacional especializado gratuito. Nesse sentido a presente investigação propôs-se a contribuir com reflexões e estudos sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência no âmbito escolar, sob a ótica de alunos que se evadiram do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Zona Norte. O aumento da respectiva evasão nos últimos anos apontado pelo setor de Controle de Registro Acadêmico da instituição mobilizou a elaboração deste trabalho. O estudo se deu por meio da pesquisa-ação com Rodas de Conversas enfatizando a percepção dos entrevistados sobre educação inclusiva, possibilidades, cerceamentos e motivos que os levaram a abandonar os cursos técnicos e tecnológicos. O embasamento teórico conta com autores do próprio campo da educação inclusiva. Questões como falta de acessibilidade, relacionamento interpessoal, dificuldades acadêmicas e até racismo emergiram das narrativas dos participantes, além de proposições de melhorias elaboradas a partir de vivências individuais e coletivas durante as rodas de conversa. Como produto foi elaborado, a partir de sugestão do próprio grupo, um livro em quadrinhos que serão distribuídos nos campi do IFRO e demais espaços escolares.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4098
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.