Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardino, José Lourione Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T15:38:30Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T15:38:30Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDINO, José Lourione Freitas. A pertinência do uso do sorobã para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia. 2021. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4100 | - |
dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação e teve como objetivo geral identificar como o Sorobã pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia, de maneira a potencializar a aprendizagem da matemática. Os objetivos específicos consistiram em demonstrar quais os benefícios produzidos pela utilização do sorobã nos processos de ensino e de aprendizagem desses estudantes. O problema central da pesquisa é compreender de que forma o sorobã como ferramenta de tecnologia assistiva, aplicado por professor cego, pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de alunos com deficiência visual ou com dificuldades na aprendizagem da matemática? Para a coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores das estudantes envolvidas na pesquisa para compreender como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem da matemática e realizamos rodas de conversas com as estudantes com a finalidade de que estas expressassem suas dúvidas e ansiedades quanto ao uso do sorobã; e a etapa da pesquisa aplicada consistiu no desenvolvimento de dois cursos voltados para o uso do sorobã para a aprendizagem da matemática, sendo um curso para estudante cega com queixa escolar de discalculia e outro para estudantes com queixa escolar de discalculia. O referencial teórico comtemplou os problemas que afetam a aprendizagem da matemática bem como abordou os aspectos que discutem a queixa escolar, o Sorobã como uma tecnologia a serviço do ensino da matemática; a deficiência visual e os sentidos remanescentes baseados na experiência do pesquisador. Os resultados e as análises dos dados indicam que o Sorobã contribui no processo de aprendizagem da matemática para estudantes com as características aqui apresentadas, mas, evidenciou problemas nos processos de ensino das escolas dessas estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jefferson Nascimento (j.aires.pvh@gmail.com) on 2023-02-13T22:12:06Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 1579534 bytes, checksum: 029911f7df2a0ef8b1328541a02f2623 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-13T23:30:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 1579534 bytes, checksum: 029911f7df2a0ef8b1328541a02f2623 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-17T15:37:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 1579534 bytes, checksum: 029911f7df2a0ef8b1328541a02f2623 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-17T15:38:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 1579534 bytes, checksum: 029911f7df2a0ef8b1328541a02f2623 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Professor cego | pt_BR |
dc.subject | Sorobã | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.title | A pertinência do uso do sorobã para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.PDF | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.