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dc.contributor.authorBernardino, José Lourione Freitas-
dc.date.accessioned2023-02-17T15:38:30Z-
dc.date.available2023-02-17T15:38:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBERNARDINO, José Lourione Freitas. A pertinência do uso do sorobã para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia. 2021. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4100-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação e teve como objetivo geral identificar como o Sorobã pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia, de maneira a potencializar a aprendizagem da matemática. Os objetivos específicos consistiram em demonstrar quais os benefícios produzidos pela utilização do sorobã nos processos de ensino e de aprendizagem desses estudantes. O problema central da pesquisa é compreender de que forma o sorobã como ferramenta de tecnologia assistiva, aplicado por professor cego, pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de alunos com deficiência visual ou com dificuldades na aprendizagem da matemática? Para a coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores das estudantes envolvidas na pesquisa para compreender como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem da matemática e realizamos rodas de conversas com as estudantes com a finalidade de que estas expressassem suas dúvidas e ansiedades quanto ao uso do sorobã; e a etapa da pesquisa aplicada consistiu no desenvolvimento de dois cursos voltados para o uso do sorobã para a aprendizagem da matemática, sendo um curso para estudante cega com queixa escolar de discalculia e outro para estudantes com queixa escolar de discalculia. O referencial teórico comtemplou os problemas que afetam a aprendizagem da matemática bem como abordou os aspectos que discutem a queixa escolar, o Sorobã como uma tecnologia a serviço do ensino da matemática; a deficiência visual e os sentidos remanescentes baseados na experiência do pesquisador. Os resultados e as análises dos dados indicam que o Sorobã contribui no processo de aprendizagem da matemática para estudantes com as características aqui apresentadas, mas, evidenciou problemas nos processos de ensino das escolas dessas estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jefferson Nascimento (j.aires.pvh@gmail.com) on 2023-02-13T22:12:06Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 1579534 bytes, checksum: 029911f7df2a0ef8b1328541a02f2623 (MD5)en
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-17T15:37:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 1579534 bytes, checksum: 029911f7df2a0ef8b1328541a02f2623 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-17T15:38:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 1579534 bytes, checksum: 029911f7df2a0ef8b1328541a02f2623 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfessor cegopt_BR
dc.subjectSorobãpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleA pertinência do uso do sorobã para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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