Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSerrão, Camila Carolina Salgueiro-
dc.date.accessioned2023-02-17T15:51:03Z-
dc.date.available2023-02-17T15:51:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSERRÃO, Camila Carolina Salgueiro. Lógica de programação, pesquisa-intervenção e aprendizagens: estratégias de superação no curso técnico integrado ao ensino médio no IFRO Campus Porto Velho Calama. 2022. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4102-
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o tema dificuldades de aprendizagem em Lógica de Programação e foi realizada no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, com a participação dos estudantes do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi criar estratégias para mitigar a principal dificuldade encontrada durante a disciplina Lógica de Programação. No curso da área de Informática, a referida disciplina recebe uma atenção especial, devido ao desempenho apresentado, o que impulsionou a investigação sobre a principal causa, nas delimitações do campus e turmas em que a autora atua como professora de Programação. Foram adotados os processos metodológicos da pesquisaintervenção, desenvolvida em quatro momentos distintos, dentro de uma oficina coletiva, na qual os voluntários se identificaram e discutiram coletivamente as dificuldades sentidas na matéria Lógica de Programação. Juntamente com os sujeitos participantes, observou-se que as maiores dificuldades foram de naturezas outras que não a técnica da disciplina. Como maior fragilidade, destaca-se a má relação com a disciplina, em consequência das expectativas frustradas quanto ao curso. Os participantes ofereceram exemplos e sugestões de como melhorar o cenário apresentado, concluindo sua participação na intervenção. O produto desta pesquisa foi criado a partir das considerações dos estudantes e constitui-se de um material informativo voltado aos interessados em ingressar no IFRO, objetivando melhor representar a realidade da formação técnica. A pesquisa permitiu vislumbrar um rompimento com a ordem explicadora e um caminho para uma educação profissionalizante como potência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jefferson Nascimento (j.aires.pvh@gmail.com) on 2023-02-03T19:51:36Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 3786140 bytes, checksum: 4a86f365b841c700354f4c547d5fbdf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-17T15:48:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 3786140 bytes, checksum: 4a86f365b841c700354f4c547d5fbdf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-17T15:50:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 3786140 bytes, checksum: 4a86f365b841c700354f4c547d5fbdf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-17T15:51:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 3786140 bytes, checksum: 4a86f365b841c700354f4c547d5fbdf5 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Rondôniapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
dc.titleLógica de programação, pesquisa-intervenção e aprendizagens: estratégias de superação no curso técnico integrado ao ensino médio no IFRO Campus Porto Velho Calamapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.