Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4106
Título: Clima organizacional e sua relação com o estilo de liderança em organizações do terceiro setor: um estudo na Ordem DeMolay em Porto Velho (RO)
Autor(es): Costa, Pedro Caio Freitas da
Palavras-chave: Clima organizacional
Ordem DeMolay
Estilos de liderança
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, Pedro Caio Freitas da. Clima organizacional e sua relação com o estilo de liderança em organizações do terceiro setor: um estudo na Ordem DeMolay em Porto Velho (RO). 2022. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O tema clima organizacional é tratado geralmente no meio empresarial, com pesquisas que tem como objeto de estudo empresas privadas ou públicas e utilizam a percepção dos integrantes da organização para analisar o nível do clima vivenciado no ambiente em relação aos companheiros de trabalho e seus líderes. Em uma pesquisa bibliométrica é possível encontrar diversos artigos que tratam sobre o clima organizacional no meio corporativo. Agora, quando se busca estudos que tratam da Ordem DeMolay, são encontradas poucas publicações acadêmicas neste segmento. Dessa forma, esta pesquisa busca fomentar o meio acadêmico sobre o clima organizacional nas organizações de terceiro setor, colocando em evidência a Ordem DeMolay que é uma fraternidade sem fins lucrativos que tem mais de 100 (cem) anos de atividades e seis grupos atuantes na cidade de Porto Velho (RO). O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as características predominantes do clima organizacional da Ordem DeMolay em Porto Velho e aproveitou-se a oportunidade para verificar os estilos de liderança presentes nos grupos. A fundamentação teórica teve como base constructos sobre clima organizacional e liderança. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se uma versão adaptada da Escala de Clima Organizacional (ECO) elaborada e validada por Martins (2008), complementada por questões específicas sobre liderança, construídas com base na literatura. Os sujeitos da pesquisa foram 25 membros, participantes de 5 capítulos da Ordem DeMolay em Porto Velho (RO). A partir dos resultados foi possível constatar que o clima organizacional da Ordem DeMolay de Porto Velho (RO) apresenta características que apontam para um clima organizacional do tipo participativo, além de estilos de liderança ligados aos conceitos de Estilo Liberal e de Líder-meio-termo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4106
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia___Pedro_Caio_Freitas_da_Costa.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.