Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4109
Título: Construções neonímicas em Oro Nao': análise do campo semântico “casa”
Autor(es): Peredo, Thiago da Silva
Palavras-chave: Língua indígena
Oro Nao'
Campo Semântico “casa”
Data do documento: 2022
Citação: PEREDO, Thiago da Silva. Construções neonímicas em Oro Nao': análise do campo semântico “casa”. 2022. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Este é um estudo sobre a neonímia e o comportamento de construções nominais em Oro Nao', uma variante linguística Wari da família linguística Txapakura existente no norte do Brasil, no território de Guajará-Mirim (RO). A neologia é o estudo de novas construções morfológicas, semânticas e lexicais na língua em que são utilizadas, neste estudo, em formações frasais e nominais; no caso, em Oro Nao’ (WariTxapakura), o processo é analisado pela inserção lexical referente a objetos não indígenas no campo semântico “casa” que atualmente são comuns e em uso na comunidade. Sendo assim, referencia-se em dados coletados em construções nominais e avaliados de acordo com estudos baseados, especificamente, por Apontes (2015), “Descrição gramatical em Oro Waram - variante Wari”, e Sousa (2009), no Dicionário da língua Wari’ - dialeto Oro Mon. Observa-se que há alguns processos em que formações semânticas e lexicais são usuais para representação de uma nova entidade, como makon que corresponde a ‘cipó’ na língua e que, dependendo da aplicação em seu uso, denotam outros sentidos (fio de energia elétrica e corda). Há outros processos em função em que a construção nominal apresenta um elemento modificador kayi + núcleo (modificado), o fenômeno ocorre para nomear uma nova função à entidade que não é elemento pertencente ao universo como kayi +naram (naram=luz), cuja construção se associa a uma nova entidade “vela”, objeto que não pertence, originariamente, ao mundo material indígena. Observa-se também que yi em uma construção interna posposto ao núcleo (modificado) infere modificação ao elemento central, que passa a representar uma nova formação em um sintagma nominal, panayi xirim’ (pana=árvore + CLF + casa), que corresponde a “caibro’. Queixalós e Gomes (2016) sugerem que há possibilidade de compreensão na ordem dos elementos descritos na sentença na maioria das línguas indígenas amazônicas. O elemento mam em início de sentença apresenta função de FINAL. que, anteposto a uma entidade + complemento, nominaliza-se, ao passo que cria finalidade à entidade modificada, como em mam kao to wa (FINAL. + comer + estar), em que a função atribuída à entidade posposta possui a finalidade de “mesa”. As lexias apresentadas são existentes na língua Wari', observando que os morfemas classificadores são modificadores da palavra já existente no universo indígena; sendo assim, a formação apresenta um signo novo com uma nova função na língua.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4109
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.