Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4110
Título: | Ensino, aprendizagem e avaliação nas aulas de física |
Autor(es): | Santos, Hélio de Souza dos |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Teoria da Aprendizagem Avaliação |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SANTOS, Hélio de Souza dos. Ensino, aprendizagem e avaliação nas aulas de física. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Física, 2022 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo realizar um estudo no processo ensino, aprendizagem e avaliação respondendo as seguintes questões: (i) Como é influenciada a aprendizagem significativa do aluno com o uso de recursos tecnológicos nas atividades teórico e aulas experimentais de física? (ii) Como são favorecidas as habilidades dos alunos quando submetidos a contínuas avaliações? (iii) O trabalho prático básico, prévio e inerente à atividade experimental ajuda na aprendizagem de conceitos científicos? (iv) A atividade experimental influencia na cultura científica do aluno? A metodologia usada no primeiro momento foi realizar a pesquisa bibliográfica com finalidade de estudar as contribuições das aulas práticas e dos benefícios das avaliações. Posteriormente, estudou-se algumas teorias de aprendizagem apropriadas ao ensino de ciências. E, finalmente, foi realizada uma pesquisa sobre as avaliações aplicadas nos alunos tendo como professor um formado na área há sete anos, mas com pouca carga horária na atividade profissional, porém, supervisionado por um professor experiente em mais de dez anos de serviço numa escola. Os resultados demonstram que o uso de tecnologias nas aulas de ciências desenvolve a capacidade intuitiva do aluno e as aulas experimentais aprimoram a capacidade racional. Já a aplicação contínua de avaliações favorece o desenvolvimento conceitual e argumentativo do aluno. De outro lado não se determinou conhecer se a atividade experimental influencia na cultura científica do aluno. Contudo, ter um professor experiente e com bagagem de domínio de teorias de aprendizagem como ferramenta de ensino garante o aprimoramento na aprendizagem significativa do aluno. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, para a obtenção do Título de Licenciado em Física, sob orientação do Prof. Dr. Robinson Viana Figueroa Cadillo. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4110 |
Aparece nas coleções: | Física (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Helio_Souza_Santos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.