Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/414
Title: O novo constitucionalismo latino-americano e a tutela dos direitos fundamentais: superação ou condição de perpetuação do neoconstitucionalismo?
Authors: Alves, Jaime Leônidas Miranda
Keywords: Direito constitucional
Direitos fundamentais
Neoconstitucionalismo
América Latina
Teoria do Estado
Issue Date: 2015
Citation: ALVES, Jaime Leônidas Miranda. O novo constitucionalismo latino-americano e a tutela dos direitos fundamentais: superação ou condição de perpetuação do neoconstitucionalismo? 2015. 101 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Abstract: O Direito é ramo do conhecimento que tem como objetivo regular a vida em comunidade. Mais que isso, é um fenômeno; um fato social. Nessa senda, o paulatino desenvolvimento da sociedade impulsiona a ciência jurídica a também se desenvolver, reestruturando seus conceitos e empregando uma releitura em seus institutos. Com efeito, verifica-se que o Direito, por vezes, passa a ser reconstruído mediante o método dialético, haja vista a necessidade de contrapor dogmas a pressupostos epistemológicos. É nesse diapasão que se solidificam as teorias constitucionais, perfazendo momentos distintos da história do Direito, bem como do desenvolvimento cultural dos grupos sociais, inovando de sobremaneira a interpretação concedida a diversos institutos jurídicos clássicos. O presente trabalho procura compreender, analisando as nuances dos modelos constitucionais, o tratamento regalado aos direitos fundamentais, mínimo necessário à subsistência digna dos indivíduos, para, ancorado na dignidade da pessoa humana, responder à questão de se representa o novo constitucionalismo latino-americano uma superação ao neoconstitucionalismo, ou sua condição de perpetuação, na medida em que, ao propor uma verdadeira releitura de descolonização do Direito, avança no que tange à consagração dos direitos fundamentais. Desta feita, estudar-se-á a evolução dos conceitos de Estado e de Direito, perfazendo os momentos do constitucionalismo liberal, social, até o advento do neoconstitucionalismo, observando suas conquistas e as causas de sua crise valorativa. Num segundo momento, verificar-se-á se cabe falar em um novo momento constitucional, o denominado novo constitucionalismo latino-americano, observando suas convergências e pontos de similitude nos países da Colômbia, Venezuela, Bolívia e Equador. Após, em sede de síntese da pesquisa, sob o crivo da hermenêutica constitucional e da técnica dialética, compreender-se-á os reflexos dessa nova teoria constitucional no que tange à tutela dos direitos fundamentais. Tal pesquisa se justifica tendo em vista a consideração de que os estudos de hermenêutica jurídica, por vezes, acabam não considerando as construções históricas e culturais – ou, vale dizer, os aspectos das novas sociedades multiculturais – que compõem a América Latina. Daí porque, toda a pesquisa é elaborada sob o manto de uma epistemologia do Sul construída a partir de uma filosofia emancipatória de libertação.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação da professora Ma. Francele Moreira Marisco.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/414
Appears in Collections:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools