Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4156
Título: Neosporose em bovinos: revisão de literatura.
Autor(es): HURTADO, Cíntia Batista
Palavras-chave: Neospora caninum;
Neosporose;
Vacas;
Abortos.
Data do documento: 24-Ago-2022
Citação: HURTADO, C. B. Neosporose em bovinos: revisão de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharela em Medicina Veterinária, sob a orientação da professora Dra. Evelyn Rabelo Andrade Oliveira.
Resumo: Neospora caninum é um protozoário cosmopolita, pertencente ao filo apicomplexa, que possui características morfológicas semelhantes ao toxoplasma gondii, porém causando resposta imunológica diferente. A ocorrência da neosporose é amplamente relatada por muitos autores em todo o mundo e pesquisas são desenvolvidas todos os anos coma finalidade de compreender melhor as interações entre o parasita e os diferentes organismos ao qual possui capacidade de infectar. N. caninum realiza um ciclo heteroxeno que compreende muitos hospedeiros definitivos e intermediários. Essa revisão tem por finalidade compreender de forma mais específica as vias de transmissão do parasito, bem como elucidar, por meio do que já está disponível na literatura a respeito, seu mecanismo de ação nos bovinos. Nas fêmeas os sinais observados são principalmente alterações reprodutivas e abortos, fez-se necessário buscar levantamentos sorológicos realizados em diferentes regiões do país que estabeleçam a prevalência de animais positivos nos rebanhos e determinem possíveis índices de risco. O fator preocupante com relação a neosporose é ainda não haver nenhum tratamento efetivo contra a doença e tampouco um protocolo vacinal capaz de imunizar amplamente o rebanho,sendo então necessários novos estudos experimentais com a finalidade de desenvolver fármacos mais específicos contra a doença.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharela em Medicina Veterinária, sob a orientação da professora Dra. Evelyn Rabelo Andrade Oliveira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4156
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neosporose em bovinos, revisão de literatura..pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.