Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4160
Título: Extrato pirolenhoso e a hospedabilidade de Alphitobius diaperinus (panzer) em cama de frango de corte.
Autor(es): FOGAÇA, Edson
Palavras-chave: Avicultura de corte;
Cascudinho;
Controle populacional.
Data do documento: 2022
Citação: FOGAÇA, E. Extrato pirolenhoso e a hospedabilidade de Alphitobius diaperinus (panzer) em cama de frango de corte. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do professor Dr. Elvino Ferreira.
Resumo: Atualmente o Brasil é o maior exportador de carne de frango, e com isso, uma das dificuldades da cadeia produtiva da avicultura é o controle de pragas, como o cascudinho Alphitobius Diaperinus, conhecido popularmente como cascudinho, principal praga dos aviários, e vetor de microorganismos patogênicos, causadores de grande impactos econômicos e sanitários em nível mundial. Este estudo avaliou o emprego do extrato pirolenhoso em relação a hospedabilidade e letalidade de insetos adultos de cascudinho em cama de frango de corte em condições laboratoriais utilizando-se quatro tratamentos, três doses (1; 2,5 e 5 mL), com três repetições e em quatro períodos de avaliação (24, 48, 72 e 168 horas), havendo também o tratamento com o uso de inseticida comercial a base de cipermetrina (1:400) e o controle. Os dados obtidos foram estudados em delineamento inteiramente causalizados por análise de variância (teste F a P > 0,05). A avaliação se deu por contagem dos insetos em dispositivos plásticos (potes de 500 mL) ligados por um cano de modo a permitir a fuga dos insetos. Em relação às leituras nos diferentes tempos amostrais não se obteve resultado satisfatório mesmo com eventuais contrastes significativos, quanto a repelência e mortalidade dos insetos adultos de cascudinho. Em outra avaliação, nos mesmos moldes, com maiores doses avaliadas (10, 20 e 30 mL) dos produtos citados, também não se obteve resultado satisfatório. Para o tratamento com o inseticida comercial, com princípio ativo normalmente indicado para o controle do inseto em condições de galpão de avicultura gerous-se resultados que são indicativos de resistência desenvolvida pelo inseto.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do professor Dr. Elvino Ferreira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4160
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Extrato pirolenhoso e a hospedabilidade de Alphitobius diaperinus (panzer) em cama de frango de corte..pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.