Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Toledo, Nádia Cristina Rodrigues da Conceição de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T09:20:41Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T09:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | TOLEDO, Nádia Cristina Rodrigues da Conceição de. Culturas da escola por meio dos sons do rádio: linguagens alternativas em uma escola do campo em Ji-Paraná - Rondônia. 2018. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4185 | - |
dc.description.abstract | Esse estudo é resultado de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida na Escola Municipal rural Professor Irineu Antônio Dresch em Ji-Paraná – Rondônia, entre os meses de setembro de 2017 a julho de 2018. Participaram dessa pesquisa as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, alunos e alunas da professora Maria Bernardete de Língua Portuguesa. A intenção dessa pesquisa foi investigar, as possíveis contribuições pedagógicas em sala de aula a partir do uso da rádio na escola. Nessa perspectiva a pesquisa contou com as contribuições de autores e autoras como:pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011), pesquisa autobiográfica (CUNHA, 1997), (FREIRE, 2009), nas pesquisas documental e bibliográfica (GIL, 2002; LÜDKE E ANDRÉ, 1986) nas concepções de currículo (SILVA, 1999), na parte que envolveu rádio, comunicação: (BRAGA;CALAZANS, 2001), (FREIRE, 1993), (MATELLART, 2000), (SOARES, 2000; 2017), (ANDRELO, 2012), (CALDAS;CAMARGO, 2013), (LARA;CONTI, 2003), (CORDEIRO, 2004), (CÉSAR, 1996), (FERRARETO, 2001), com base nas concepções da Educação Libertadora de (FREIRE 1996; 1987; 1989; 1985). Durante as ações da pesquisa e também nas oficinas foi amplamente discutido sobre a inserção da rádio no currículo escolar como importante recurso pedagógico. Com a utilização da pesquisa-ação foi possível perceber que aqueles conteúdos que são mais complexos de serem acessados pelo/as alunos/as durante as aulas de Língua Portuguesa, através da rádio na escola é possível com a eleboração dos programas. Uma das propostas foi em uma aula de reforço de Figuras de linguagem onde a professora utilizou a rádio. Os/as alunos/as envolvidos/as pesquisaram, elaboram, gravaram e veicularam o programa que se tornou um recurso pedagógico permanente na escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-13T18:20:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2776644 bytes, checksum: 1ae7151e5a8692c672f2b8fb1e497ffd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-14T15:38:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2776644 bytes, checksum: 1ae7151e5a8692c672f2b8fb1e497ffd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-15T13:43:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2776644 bytes, checksum: 1ae7151e5a8692c672f2b8fb1e497ffd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-17T09:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2776644 bytes, checksum: 1ae7151e5a8692c672f2b8fb1e497ffd (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Rádio na escola | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Rádio | pt_BR |
dc.title | Culturas da escola por meio dos sons do rádio: linguagens alternativas em uma escola do campo em Ji-Paraná - Rondônia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.