Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/419
Título: O dano existencial nas relações de trabalho
Autor(es): Oliveira, Leiliane Soares de
Palavras-chave: Direito do trabalho
Dano existencial
Garantias constitucionais
Data do documento: 2-Jul-2015
Citação: OLIVEIRA, Leiliane Soares de. O dano existencial nas relações de trabalho. 2015. 68 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O presente estudo analisa a ocorrência do dano existencial nas relações de trabalho e possível indenização, sobretudo frente a novas configurações nas relações de trabalho não mais contempladas pela simples definição de dano moral. O conceito de dano existencial é oriundo do Direito italiano e recentemente vem sendo reafirmado no Brasil pelos tribunais e doutrinadores sobre o enfoque do princípio da dignidade da pessoa humana e dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988. Sendo parte hipossuficiente na relação de trabalho, o trabalhador a cada dia vê seus direitos sendo desrespeitados, ante a negligência do empregador. No direito do trabalho, a indenização decorrente do dano existencial vem sendo discutida pelos tribunais como forma de se dar mais efetividade aos direitos do trabalhador. Neste trabalho foi utilizado como método de interpretação o método dialético, com uma abordagem pelo método dedutivo. A técnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do professor Me. Afonso Maria das Chagas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/419
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.pdf793,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador