Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Joaquim Gonzaga-
dc.date.accessioned2023-04-26T13:22:50Z-
dc.date.available2023-04-26T13:22:50Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNUNES, Joaquim Gonzaga. As muitas vozes de Ferreira Gullar e seus princípios construtivos. 2023. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4212-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o livro Muitas vozes (2002), de Ferreira Gullar, visando desvelar seus traços expressivos e seu motivo principal, isto é, as vozes que ele consagra como matéria poética e o modo como a metalinguagem atua nesse processo. Parte-se das reflexões de Bakhtin (2003), Meschonnic (2006) e de Eliot (1991) sobre vozes e das conclusões bakhtinianas sobre polifonia (2015) para analisar como o poeta modula as vozes e as polifonias na construção dos textos. Quanto ao estudo da metalinguagem, temos, como aporte, as contribuições de Jakobson (2003), entre outros, com o objetivo de compreender como Gullar operacionaliza o processo metalinguístico para a criação de sua poética. A dissertação se estrutura em dois capítulos: no primeiro, intitulado A poética de Ferreira Gullar, analisa-se a relação entre poesia e polifonia e como ocorre o recolhimento das vozes por meio da audição, além de investigar o processo de decantação das vozes ressignificadas pelo poeta. No segundo capítulo, Metalinguagem e identidade poética, busca-se compreender os diversos processos metalinguísticos utilizados ora na construção de uma poesia críticoreflexiva, ora no resgate da poesia (quando Gullar reflete sobre o papel da poesia e do poeta na história e tenta recuperar a função autoral), ora no esforço da construção de uma identidade poética. Nesse sentido, conclui-se que é por meio da construção baseada na polifonia e na conceção de poesia como constructo que a poesia e o poeta ganham vida como objeto do próprio livro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-04-26T13:22:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 752067 bytes, checksum: 9ba8cdcf88c4f0118ecdf32794a3f6d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-04-26T13:22:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 752067 bytes, checksum: 9ba8cdcf88c4f0118ecdf32794a3f6d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-26T13:22:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 752067 bytes, checksum: 9ba8cdcf88c4f0118ecdf32794a3f6d8 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFerreira Gullarpt_BR
dc.subjectMetalinguagempt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.titleAs muitas vozes de Ferreira Gullar e seus princípios construtivospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf734,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.