Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4236
Título: As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância.
Autor(es): Oliveira, Aline de
Palavras-chave: Aulas práticas;
Metodologia on-line;
Ensino remoto.
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, A. As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza-PGECN, como pré-requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação sob orientação do Prof. Dr. Elton de Lima.
Resumo: Tendo em vista o contexto recente da educação no Brasil, devido ao que vivenciamos com a pandemia COVID-19 e a dificuldade relacionada ao trabalho do professor que leciona conteúdos que requerem práticas experimentais no ensino médio, se faz necessário averiguar quais foram as maiores dificuldades encontradas e quais as metodologias que se aplicaram a essas aulas na modalidade de ensino remoto. Este estudo foi estimulado justamente por dificuldades percebidas por mim, como professora, atuando frente a essa disciplina em meio a suspensão das aulas presenciais. Os profissionais avaliados nesse projeto foram os professores que ministram aulas na área de ciência da natureza nas escolas de tempo integral da zona da mata do estado de Rondônia, especificamente docentes que estiveram lotados na disciplina de práticas experimentais, durante o período de aulas remotas nos anos de 2020 e 2021, que é de carater obrigatório no modelo de ensino integral. A pesquisa foi desenvolvida inicialmente, aplicando um questionário para investigar quais foram as dificuldades, alternativas e metodologias utilizadas, tais como, o uso de laboratórios e/ou simuladores virtuais para o desenvolvimento da prática experimental on-line. Como a pesquisa foi restringida aos métodos que foram adotados no período de pandemia, e no intuito de contribuir na diminuição das dificuldades encontradas, foi produzida uma cartilha eletrônica interativa que serviu para mostrar aos leitores as metodologias adotadas, além de propor novas ferramentas didáticas, com sugestões de recursos para que o docente possa estar sempre modernizando em suas aulas. Além disso, essa cartilha, pode também servir como um guia simples para as escolas com defasagem de laboratório, como uma alternativa para aulas inclusive em tempos não-pandêmicos. Por fim, através dos resultados obtidos neste estudo espera-se que seja despertado o interesse dos docentes e discentes para utilização de plataformas virtuais as quais permitem interações educacionais com o meio computacional, sem perder o foco do conhecimento e da aprendizagem. O tema escolhido é de suma importância e relevância, pelo fato de fornecer alternativas viáveis que impeçam a possível defasagem de conteúdo, aliado ao fato de despertar nos estudantes maior interesse para essas disciplinas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza-PGECN, como pré-requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Elton de Lima.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4236
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância..pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.