Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/425
Título: O direito ao uso do patrimônio conjugal após divórcio como corolário do direito da personalidade
Autor(es): Damião, Rafaela Dias
Palavras-chave: Direito civil-constitucional
Patrocínio conjugal
Direito da personalidade
Divórcio
Data do documento: 2015
Citação: DAMIÃO, Rafaela Dias. O direito ao uso do patrimônio conjugal após divórcio como corolário do direito da personalidade. 2015. 79 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O nome civil é marca característica da personalidade humana, imprescindível à designação e identificação dos indivíduos no meio social e familiar. Desdobra-se em vários aspectos jurídicos relevantes, entre eles o nome conjugal, tema quase sempre analisado de maneira superficial, principalmente porque impregnado por tradições religiosas e familiares. Não obstante, o advento da Emenda Constitucional n. 66/2010 – a Emenda do Divórcio – impulsionou diversas discussões do Direito de Família, dentre elas a sorte do nome conjugal após o divórcio. A razão disso reside no fato de se haver instalado grande controvérsias a respeito da subsistência da culpa como um fato jurídico relevante na dissolução do casamento. Discute-se também a real natureza do nome conjugal e sua relação com a personalidade do cônjuge que o adquiriu. Na esteira dessas discussões, o presente trabalho tem por objetivo geral verificar, mediante uma análise animada pelo método crítico e dialético, a hipótese da (in)subsistência da regra pela qual um dos cônjuges pode exigir a perda do direito de usos do nome conjugal pelo outro. Justifica-se a pesquisa pela atualidade e controvérsia do tema, assim como pela elevada carga de relevância prática e jurídica inerentes à resolução da problemática. De modo específico, objetiva-se verificar os paradigmas atuais do Direito de Família no panorama no atual Direito Civil Constitucional; compreender as noções conceituais, estruturais e funcionais, bem como a natureza e o regime jurídico do nome civil da pessoa natural; e analisar o nome conjugal sob a influência dos novos paradigmas jurídicos que permeiam a leitura atual do Direito Civil, primeiramente num panorama puramente dogmático e depois por meio do desenvolvimento de uma reflexão crítica e dialética a respeito da problemática apresenta.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação da professora Ma. Kaiomi de Souza Oliveira Cavalli.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/425
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rafaela Damião.pdf520,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador