Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4275
Título: Identificação de necessidades informacionais de usuários enquanto instrumento para o marketing da Biblioteca de Artes de Rondônia
Autor(es): Vasconcelos, Rafael Rodrigues de
Palavras-chave: Necessidade de informação
Biblioteca de artes
Estudo de usuário
Data do documento: 2023
Citação: VASCONCELOS, Rafael Rodrigues de, Identificação de necessidades informacionais de usuários enquanto instrumento para o marketing da Biblioteca de Artes de Rondônia. 2023. 77 f. Monografia (Graduação Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Os estudos de usuários constituem-se de estratégias oportunas para o planejamento de produtos e serviços em unidades de informação. Dito isto, o presente estudo vem para contribuir com a Biblioteca de Artes de Rondônia através da criação de um mix de promoção com base em uma pesquisa de campo realizada através de uma coleta de dados com questionários destinados a usuários potenciais. Assim atendendo como objetivo geral a identificação de necessidades de informação de usuários potenciais buscando trabalhá-los como uma ferramenta de marketing para a visibilidade da Biblioteca de Artes de Rondônia. A seguir, elenca-se os seguintes objetivos específicos: Apresentar, com base na literatura, as características de estudo de usuários e suas aplicações em bibliotecas; b) Levantar as necessidades de usuários potenciais para buscar atendê-los a partir dos serviços e produtos ofertados pela biblioteca; c) Estruturar os resultados dos estudos de necessidades para criar uma ferramenta do mix de promoção em marketing a ser idealizado pela biblioteca. Essa pesquisa se baseia em caráter exploratório, descritiva, quantitativa e qualitativa buscando analisar todos os dados coletados através do questionário de pesquisa com perguntas abertas e fechadas destinadas aos usuários potenciais. Após a busca e análise realizada, foi constatado que a literatura relacionando artes e biblioteca se encontra em baixa quantidade. Por consequência isso pode ser um dos fatores determinantes pela falta de conhecimento dos usuários sobre o que seria uma biblioteca de artes. Consequentemente, os participantes apresentaram sugestões para mudar essa falta de conhecimento e também suas inseguranças apresentadas com relação as fontes de informação. Conclui-se que a Biblioteca de Artes de Rondônia possui uma quantidade muito grande de usuários inseguros com relação a confiabilidade das fontes de informação, além de usuários que não conhecem a existência da biblioteca e como principal fator a solucionar suas necessidades de informação e a divulgação dos serviços/produtos oferecidos pela biblioteca para a ciência de que a mesma exista. E o mais importante é uma possível parceria entre a Casa de Cultura, local onde se encontra a biblioteca pode ser um fator diferencial para o fortalecimento cultural e social entre as unidades.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4275
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL DO TCC RAFAEL 2023.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.