Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4277
Título: Contribuições para o desenvolvimento da Competência em Informação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista: um estudo bibliográfico com base nas dimensões estética e ética
Autor(es): Lopes, Anne Hevelyn Guimarães
Palavras-chave: Competência em Informação
Dimensão estética
Dimensão ética
pessoas autistas
Data do documento: 2023
Citação: LOPES, Anne Hevelyn Guimarães. Contribuições para o desenvolvimento da Competência em Informação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista: um estudo bibliográfico com base nas dimensões estética e ética. 2023. 69 f. Monografia (Graduação Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Este estudo tem como tema “Contribuições para o desenvolvimento da competência em informação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista: um estudo bibliográfico com base nas dimensões estética e ética” tendo como objetivo geral “Elencar diretrizes para o desenvolvimento das dimensões ética e estética da competência em informação para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e a partir do foco dos serviços bibliotecários em ambientes de bibliotecas”. Para isso, foram estipulados os objetivos específicos “a” que é “Identificar, a partir da literatura, o conceito de competência em informação e os elementos que compõem as dimensões estética e ética da competência em informação e o “b” que é “Mapear as principais características das pessoas autistas que podem interferir no desenvolvimento da competência em informação deste grupo de pessoas”, trazendo os conceitos da competência em informação e mostrando como é essencial que ela se desenvolva em todo e qualquer tipo de usuário, apresentando os elementos das dimensões analisadas e compartilhando as principais características da pessoa com TEA. Isto é feito para a produção de estratégias, com base nas dimensões estética e ética da competência em informação, que possam ser úteis ao atendimento do usuário que possui TEA. Visto que esse público possui particularidades específicas e que não é comum a capacitação de profissionais para que estejam aptos a atendê-los, torna-se importante que haja um incentivo e que seja mostrada a importância da necessidade de um atendimento especializado a essas pessoas. Além disso, as estratégias criadas contribuem para que a competência informação dessas pessoas seja desenvolvida de forma mais eficiente, mesmo possuindo particularidades que podem dificultar esse processo. Por fim, foi visto que ter como base as dimensões da competência em informação: estética (relacionada ao que é belo; aprendizado a partir de elementos como criatividade, sensibilidade e solidariedade) e ética (ligada à boa conduta do indivíduo, ao senso de respeito, dedicação, tolerância, justiça; estar atento às necessidades ao seu redor), facilita grandemente a iniciativa de propor soluções para as dificuldades encontradas pela pessoa com TEA e assim, colaborar com o desenvolvimento de sua competência em informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental, possuindo natureza exploratória e método dedutivo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4277
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC completo.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.