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dc.contributor.authorPaula, Gabriella Jordão de-
dc.date.accessioned2023-06-06T01:59:49Z-
dc.date.available2023-06-06T01:59:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPAULA, Gabriella Jordão de, Biblioterapia: leitura como função terapêutica no ambiente hospitalar. 2023. 94 f. Monografia (Graduação Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4280-
dc.description.abstractA palavra "biblioterapia" consiste em dois termos de origem grega, "livro" e "terapia". Dessa forma, a terapia da leitura é compreendida como terapia por meio de livros ou literatura. O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar, por meio de revisão de literatura, os fundamentos da biblioterapia como função tendida como terapia por meio de livros ou literatura. O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar, por meio de revisão de literatura, os fundamentos da biblioterapia como função terapêutica no ambiente hospitalar para benefícios aos pacientes. O estudo se caracteriza de natureza básica, do tipo bibliográfico e documental. Sua abordagem científica foi do tipo qualitativa e análise de conteúdo. Foram selecionados artigos científicos publicados nos últimos 5 anos (2017 a 2022) para análise e fundamentação teórica. Os fatores de exclusão foram artigos publicados fora do período estipulado (2017 a 2022) e que não possuíam no título, palavras-chaves e/ou resumo os termos pesquisados. Na busca e investigação, a priori, foram encontrados 55 artigos pertinentes ao tema, dos quais foram relacionados e analisados apenas 6. O universo de pesquisa, além da BRAPCI, pautou-se por cinco hospitais públicos na cidade de Porto Velho – RO. A pesquisa resultou na elaboração um projeto de biblioterapia para os hospitais trabalhados na investigação. Acredita-se que esse resultado pode ser implementado nas unidades hospitalares estudadas a fim de no processo de cura dos pacientes e como uma alternativa de recreação, entretenimento, distração e desenvolvimento da socialização e motivação à leitura interativa e também individual. Concluiu que há necessidade de formação mais aprofundada frente aos cursos de Biblioteconomia de todo o país e inclusão de disciplinas correlacionadas junto aos currículos dos cursos. Além disso, o estudo bibliográfico permitiu inferir os conceitos, objetivos, história, filosofia, importância e principais estudos da biblioterapia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriella De Paula (gabriella-pvh@hotmail.com) on 2023-06-04T19:24:15Z No. of bitstreams: 1 GABRIELLA-TCC FINAL.pdf: 1459958 bytes, checksum: 8fe4f26edf222cb31c93e8f46be5288b (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-06T01:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELLA-TCC FINAL.pdf: 1459958 bytes, checksum: 8fe4f26edf222cb31c93e8f46be5288b (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHospitaispt_BR
dc.titleBiblioterapia: leitura como função terapêutica no ambiente hospitalarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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