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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Beserra, Beatriz da Silva | - |
dc.contributor.author | Lima, Jéssica Cristina Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T13:21:46Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T13:21:46Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BESERRA, Beatriz da Silva, LIMA, Jéssica Cristina Barbosa. Conquistas e desafios educacionais dos povos indígenas sob o ponto de vista da legislação educacional a partir de 1988. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia,2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4287 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo analisar as conquistas e os desafios da educação escolar indígena, decorrentes da legislação educacional brasileira, a partir do ano de 1988. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A base teórica está ancorada em matrizes relacionadas a temática Baniwa (2006, 2021) Azevedo (1996), Bittar e Ferreira Junior (2004), Quaresma e Ferreira (2013). Simas (2010) Zoia (2010) e outros. Pesquisa-se fontes primárias – legislação e normas educacionais brasileiras – a partir do enfoque teórico numa perspectiva crítica. Analisam-se os preceitos constitucionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996, as normas emanadas do Ministério da Educação do Brasil e do Conselho Nacional de Educação – CNE, referentes à educação escolar indígena, dentre os quais o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024. Os resultados demonstram que sob o ponto de vista legal, importantes avanços foram conquistados por esta modalidade, como a incorporação das escolas indígenas aos sistemas educacionais dos entes federados, no entanto, outros como a estruturação de uma educação escolar embasada nos princípios do respeito, reconhecimento e valorização das culturas e identidades indígenas, a garantia do acesso e da permanência à escola indígena por meio de um ensino de qualidade, estão entre os direitos proclamados, porém ainda não satisfatoriamente efetivados. | pt_BR |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Legislação educacional | pt_BR |
dc.subject | Conquistas e Desafios | pt_BR |
dc.title | Conquistas e desafios educacionais dos povos indígenas sob o ponto de vista da legislação educacional a partir de 1988. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BEATRIZ E JESSICA.pdf | 485,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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