Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sanders, Jaimeson Rodrigues de Souza | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Viviane Evangelista | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T12:48:31Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T12:48:31Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANDERS, Jaimeson Rodrigues de Souza, NASCIMENTO, Viviane Evangelista. A educação escolar indígena em interface com a educação especial na etnia Puruborá: limites e possibilidades. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4299 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda um estudo com a temática, a educação escolar indígena em interface com a educação especial na etnia Puruborá limites e possibilidades: um estudo de caso visando especificamente a etnia Puruborá. A realidade das escolas nas aldeias tem sido marcada por grandes desafios e dificuldades que de certo modo refletem na prática pedagógica docente e, sobretudo, na alfabetização de alunos especiais. Tomando como referência essa realidade e a relevância da alfabetização para a formação e desenvolvimento dos alunos indígenas, o nosso problema na pesquisa bibliográfica foi: Em que consiste as dificuldades da prática pedagógica encontradas pelos docentes das escolas indígena da educação no campo no que se refere à alfabetização? E tem como objetivo analisar as dificuldades da prática pedagógica nos ensinos desses alunos encontradas pelos docentes das escolas nas aldeias. A abordagem metodológica utilizada tem característica qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos a mesma é descritiva-exploratória. Quanto aos seus procedimentos trata-se de um estudo de caso, através de uma pesquisa bibliográfica que utilizou como instrumentos para coleta de dados as seguintes técnicas: questionários e entrevista semiestruturada, na aldeia de Aperoí no Município de Seringueiras- RO. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:48:07Z No. of bitstreams: 1 JAIMESON E VIVIANE.pdf: 457151 bytes, checksum: 140c628561146b8a8967d2e33cf2f5f5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:48:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAIMESON E VIVIANE.pdf: 457151 bytes, checksum: 140c628561146b8a8967d2e33cf2f5f5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:48:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAIMESON E VIVIANE.pdf: 457151 bytes, checksum: 140c628561146b8a8967d2e33cf2f5f5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-07T12:48:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAIMESON E VIVIANE.pdf: 457151 bytes, checksum: 140c628561146b8a8967d2e33cf2f5f5 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | A educação escolar indígena em interface com a educação especial na etnia Puruborá: limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAIMESON E VIVIANE.pdf | 446,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.