Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4302
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Josiele do Carmo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luana Cristine Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T13:15:41Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T13:15:41Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Josiele do Carmo, OLIVEIRA, Luana Cristine Lima. A construção da linguagem da alfabetização matemática: práticas de leituras dos textos matemáticos. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4302 | - |
dc.description.abstract | O artigo “A construção da linguagem da alfabetização matemática: práticas de leituras dos textos matemáticos” tem por objetivo compreender como é construída a linguagem da alfabetização matemática, no interior dos processos de aprendizagens das leituras dos textos matemáticos. Os objetivos foram orientados pelo seguinte problema da pesquisa: como é construída a alfabetização matemática, no interior dos processos de aprendizagens das leituras dos textos matemáticos? De junho 2021 a junho de 2022, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica (CURI, s/d; DANYLUK, 1991; FREIRE, 1997, 2014; FREIRE; LIBÂNEO, 2012; MACEDO, 2015; MATINS, 2007; MIZUKAMI, 1986; MORTIMER, 1998; SOUZA; BORGES, s/d; ROSA; CAMARGO, 2014), considerando os objetivos e o problema de pesquisa. Os resultados evidenciaram que a linguagem da alfabetização da alfabetização matemática é construída no interior do permanente processo de ensino e aprendizagem das práticas de leituras dos textos matemáticos. Os docentes e discentes, na construção da linguagem da alfabetização da alfabetização matemática, realizam práticas críticas e reflexivas de leituras dos conteúdos dos múltiplos textos e contextos matemáticos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:15:18Z No. of bitstreams: 1 JOSIELE E LUANA.pdf: 192170 bytes, checksum: 3df1faef89d1efb084954ee10de129a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:15:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOSIELE E LUANA.pdf: 192170 bytes, checksum: 3df1faef89d1efb084954ee10de129a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:15:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOSIELE E LUANA.pdf: 192170 bytes, checksum: 3df1faef89d1efb084954ee10de129a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-07T13:15:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSIELE E LUANA.pdf: 192170 bytes, checksum: 3df1faef89d1efb084954ee10de129a1 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização matemática | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
dc.title | A construção da linguagem da alfabetização matemática: práticas de leituras dos textos matemáticos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Appears in Collections: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSIELE E LUANA.pdf | 187,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.