Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4307
Título: | Alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada: o processo ensino e aprendizagem da leitura do mundo e da palavra |
Autor(es): | Mendes, Rosemary Salvatierra Marinho |
Palavras-chave: | Alfabetização de jovens e Adultos Processo de ensino e aprendizagem Leitura do Mundo e da Palavra |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | MENDES, Rosemary Salvatierra Marinho. Alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada: o processo ensino e aprendizagem da leitura do mundo e da palavra. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2008. |
Resumo: | Este trabalho analisa a construção da alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada, fazendo referência o processo ensino-aprendizagem da leitura do mundo e da palavra, fundamentado em Freire (1987, 1994, 1999, 2000 & 2002). O presente trabalho de conclusão de curso está orientado por uma pesquisa qualitativa (FILHO & GAMBOA, 2002; MINAYO, 2007), bibliográfica e de campo, tendo como técnicas de coleta de informações a observação e a entrevista semiestruturada. O questionamento básico que orientou o estudo e a entrevista foi o seguinte: como o processo ensino-aprendizagem da alfabetização da classe multisseriada contribuem para a leitura do mundo e das palavras inseridas no contexto dos saberes das vivências dos jovens e dos adultos, sem negar os significados sociais e culturais dos sujeitos? A concepção bancária de educação de alfabetização de jovens e adultos é contrária à alfabetização de jovens e adultos, pois está centrada na leitura crítica, dialógica, contextualizada, humanizadora e problematizadora dos saberes formais da escola e dos saberes empíricos das vivências do dia-a-dia. Os resultados evidenciaram que a alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada, durante a construção do processo ensino da leitura do mundo e da palavra, ampliou a aprendizagem crítica, interpretativa e contextualizada dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4307 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSEMARY SALVATIERRA.pdf | 595,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.