Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNiederauer, Rosinete Salvatierra Marinho-
dc.date.accessioned2023-06-07T14:15:36Z-
dc.date.available2023-06-07T14:15:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNIEDERAUER, Rosinete Salvatirra Marinho. As linguagens da arte: como mediadoras de ensino no ambiente escolar para o desenvolvimento humano. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia,2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4308-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo, discorrer acerca da dimensão das linguagens da arte como mediadorasde ensino no ambiente escolarpara o desenvolvimento humano, especificamente a música, a dança, o teatro e as artes visuais. A arte no ensino pode contribuir para a formação do indivíduo em seu contexto sociocultural, como mecanismo fundamental, baseado em uma educação transformadora. Para abordar a presente temática, recorremos a abordagem qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica que se fundamentou em Vigotski (2014) e a pesquisa documental acessando políticas públicas da educação, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa(PNAIC). As primeiras aproximações aos estudos da Psicologia Histórico-cultural, apontam a presença da imaginação e criatividade, elementos que constituem a arte em todo o percurso do desenvolvimento humano, tendo a escola como protagonista para promover essa mediação, para que o estudante possa se apropriar das artes. Nesse sentido, as políticas educacionais analisadas, coadunam com a proposta de que a escola propicie ao aluno o acesso às linguagens da arte, por meio das estratégias de ensino. Para tanto, é necessárias discussões que despertem e subsidiem o docente para planejar e promover as linguagens artísticas criando um ambiente educacional produtivo, criativo e prazeroso, a fim de explorar e desenvolver com tenacidade, os talentos que cada ser humano possui em toda a sua estrutura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T14:15:16Z No. of bitstreams: 1 ROSINETE.pdf: 535315 bytes, checksum: 5649ba136774e2a53c0ea5e311f7b14b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T14:15:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSINETE.pdf: 535315 bytes, checksum: 5649ba136774e2a53c0ea5e311f7b14b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T14:15:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSINETE.pdf: 535315 bytes, checksum: 5649ba136774e2a53c0ea5e311f7b14b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-07T14:15:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSINETE.pdf: 535315 bytes, checksum: 5649ba136774e2a53c0ea5e311f7b14b (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico- Culturalpt_BR
dc.titleAs linguagens da arte: como mediadoras de ensino no ambiente escolar para o desenvolvimento humanopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSINETE.pdf522,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.