Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Niederauer, Rosinete Salvatierra Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T14:15:36Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T14:15:36Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | NIEDERAUER, Rosinete Salvatirra Marinho. As linguagens da arte: como mediadoras de ensino no ambiente escolar para o desenvolvimento humano. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia,2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4308 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo, discorrer acerca da dimensão das linguagens da arte como mediadorasde ensino no ambiente escolarpara o desenvolvimento humano, especificamente a música, a dança, o teatro e as artes visuais. A arte no ensino pode contribuir para a formação do indivíduo em seu contexto sociocultural, como mecanismo fundamental, baseado em uma educação transformadora. Para abordar a presente temática, recorremos a abordagem qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica que se fundamentou em Vigotski (2014) e a pesquisa documental acessando políticas públicas da educação, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa(PNAIC). As primeiras aproximações aos estudos da Psicologia Histórico-cultural, apontam a presença da imaginação e criatividade, elementos que constituem a arte em todo o percurso do desenvolvimento humano, tendo a escola como protagonista para promover essa mediação, para que o estudante possa se apropriar das artes. Nesse sentido, as políticas educacionais analisadas, coadunam com a proposta de que a escola propicie ao aluno o acesso às linguagens da arte, por meio das estratégias de ensino. Para tanto, é necessárias discussões que despertem e subsidiem o docente para planejar e promover as linguagens artísticas criando um ambiente educacional produtivo, criativo e prazeroso, a fim de explorar e desenvolver com tenacidade, os talentos que cada ser humano possui em toda a sua estrutura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T14:15:16Z No. of bitstreams: 1 ROSINETE.pdf: 535315 bytes, checksum: 5649ba136774e2a53c0ea5e311f7b14b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T14:15:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSINETE.pdf: 535315 bytes, checksum: 5649ba136774e2a53c0ea5e311f7b14b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T14:15:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSINETE.pdf: 535315 bytes, checksum: 5649ba136774e2a53c0ea5e311f7b14b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-07T14:15:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSINETE.pdf: 535315 bytes, checksum: 5649ba136774e2a53c0ea5e311f7b14b (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico- Cultural | pt_BR |
dc.title | As linguagens da arte: como mediadoras de ensino no ambiente escolar para o desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSINETE.pdf | 522,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.