Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/431
Título: O uso dos controles internos como ferramenta das micros e pequenas empresas: estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo de materiais de escritório e informática
Autor(es): Bautz, Ricardo
Palavras-chave: Controle interno
Controle interno formal
Controle interno não formal
Data do documento: 2014
Citação: BAUTZ, Ricardo. O uso dos controles internos como ferramenta das micros e pequenas empresas: estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo de materiais de escritório e informática. 2014. 41 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Com o aumento da competitividade, as empresas estão sempre tendo que se adequar as necessidades que o mercado exige. Fator esse que acaba gerando um número maior de informações e tornando cada vez mais complexo a análise das mesmas. Controlar estas informações de maneira eficaz se faz necessário, a fim de se obter uma maior integridade e um melhor desempenho no gerenciamento dessas informações. Para obter informações confiáveis a empresa necessita possuir controles internos eficientes e adequados ao seu ramo de atividade. Esse trabalho foi realizado em uma empresa do ramo de materiais de escritório e informática, e, procurou-se identificar os controles internos que a empresa utiliza para a realização de suas atividades. Depois de identificados, esses controles foram confrontados com a teoria, com a finalidade de identificar os mais adequados para seu ramo de atividade. E por fim, foram discutidos como esses controles podem ser implementados para que supram as reais necessidades de uma empresa do ramo da atividade em estudo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental, de campo - com dados coletados in loco, exploratória e aplicada, tendo a entrevista como instrumento de coleta de dados. Ao se analisar os registros da empresa na busca de se identificar os controles internos existentes, constatou-se que ela não mantém em seus registros qualquer informação acerca de seus controles internos, sendo toda sua estrutura de controle baseada em sua cultura organizacional e em normas criadas pela própria diretoria. Por meio desse estudo pôde se constatar que a empresa realmente necessita adequar seus controles internos, pois os já existentes não suprem as necessidades de que necessita a empresa.
Descrição: Artigo - Trabalho Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da Prof.ª Ma. Liliane Maria Nery Andrade.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/431
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo Ricardo versão final.pdf695,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador