Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4319
Título: Vozes da negritude em confronto com o racismo presente na cultura da branquitude
Autor(es): Silva, Marinalba dos Santos
Palavras-chave: Cultura
Negritude
Branquitude
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Marinalba dos Santos. Vozes da negritude em confronto com o racismo presente na cultura da branquitude. 2022. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A cultura é um espaço conspícuo para detectar o atual confronto entre a Branquitude e vozes da Negritude. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental que refletimos sobre a sociedade brasileira, contando com algumas das novas terminologias discursivas sobre racismo e sobre a busca de alcançar cada vez maior equidade social. Entre três dezenas de autorias analíticas do assunto, este trabalho considera o embate crítico, a partir de um método político-cultural, querendo identificar o avanço da Negritude iniciando daprópria vivência da autora, recolhendo historicamente algumas vozes reputadas como representativas, desde o século XIX, tais como Castro Alves, Joaquim Nabuco e Aluísio Azevedo, bem como, no século XX, Gilberto Freyre e o olhar de Carolina Maria de Jesus de Quarto de Despejo, contando ainda com a postura teórica e narrativa de Conceição Evaristo, no século XXI. Os procedimentos analíticos voltam-se a uma concepção de língua e de literatura como prática social, com base em ideais de Cultura como um todo de Terry Eagleton. Nas análises dos autores citados, a Branquitude foi identificada como sujeito coletivo da defesade uma situação de diferenciação que deseja preservar direitos discriminatórios que permitiram, em última instância, a defesa do chamado “supremacismo branco”, contra o qual se insurge a Negritude, que luta pela defesa do equilíbrio social. Reconhecido o empenho político e cultural na construção de normativas antirracistas, falta a consecução de solidez no seio da sociedade para a quebra do racismo estrutural.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4319
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Marinalba.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.