Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4329
Título: Divulgação de informações sobre gestão de riscos e controle interno: um estudo com as empresas de papel e celulose listadas na bolsa de valores brasileira
Autor(es): Aguiar, Deivisson Passos
Castro, Saionara Cardoso de
Palavras-chave: Riscos
Controle nterno
Divulgação
Data do documento: 2023
Citação: AGUIAR, Deivisson Passos; CASTRO, Saionara Cardoso de. Divulgação de informações sobre gestão de riscos e controle interno: um estudo com as empresas de papel e celulose listadas na bolsa de valores brasileira. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A gestão de riscos e controles internos são ferramentas essenciais para o alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi verificar as informações relativas à gestão de riscos e controle interno divulgadas pelas empresas de Papel e Celulose listadas na Bolsa de Valores brasileira, no período de 2010 a 2022, a partir da análise de conteúdo realizada nos Formulários de Referência e Notas Explicativas das três empresas que compõem a amostra. Os resultados encontrados demonstram, quanto à divulgação de informações sobre os riscos, que todos os tipos de riscos (risco de mercado, risco legal ou regulatório, risco operacional, risco estratégico, risco de crédito, risco de liquidez e risco de imagem ou reputação) foram divulgados ao longo dos anos, com exceção do risco de imagem ou reputação, que passou a ser divulgado em 2019. No que se refere à divulgação de informações sobre o controle interno, dos três itens investigados, a saber, a responsabilidade de controle interno, componentes do controle interno e eficiência do controle interno, apenas o item de eficiência do controle interno foi divulgado por todas as empresas, em todos os anos estudados. Conclui-se, portanto, que as empresas têm melhorado suas práticas de divulgação de informações nos seus relatórios, no decorrer dos anos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4329
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Deivisson e Saionara completo.pdfDivulgação de informações sobre gestão de riscos e controle interno: um estudo com as empresas de papel e celulose listadas na bolsa de valores brasileira475,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.