Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4353
Título: Diversidade beta da ictiofauna de igarapés de terra firme em unidades de conservação na Amazônia Sul Ocidental
Autor(es): Barros, Bruno Stefany Feitoza
Palavras-chave: Ecologia de peixes neotropicais
Bacia do Rio Madeira
Ictiofauna de pequeno porte
Data do documento: 2022
Citação: BARROS, Bruno Stefany Feitoza. Diversidade beta da ictiofauna de igarapés de terra firme em unidades de conservação na Amazônia Sul Ocidental. 2022. 96 f. Dissertação (Programa De Pós-Graduação Em Conservação E Uso Dos Recursos Naturais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A diversidade beta (β) é um componente de descrição da diversidade de espécies entre localidades e ao ser particionada pode refletir dois fenômenos: o aninhamento (nestedness/species richness) e a substituição de espécies (turnover/species replacement). Entre os objetivos do presente estudo se destacam: identificação de variações de fatores envolvidos na composição de peixes entre igarapés; determinação de associações físicas do hábitat e fatores abióticos e espaciais com a ictiofauna encontrada em igarapés de bacias hidrográficas em áreas protegidas na Amazônia Sul Ocidental. As coletas foram realizadas em 2019 e 2021 em seis igarapés de cada uma das três unidades de conservação federais situadas na porção Sul Ocidental da Amazônia: Parque Nacional (PARNA) dos Campos Amazônicos, PARNA Mapinguari e Reserva Biológica (REBIO) Jaru, totalizando 18 igarapés de pequena ordem, amostrados no período de águas baixas da região. Um total de 18.195 indivíduos foram capturados, distribuídos em 167 espécies, 95 gêneros, 28 famílias e sete ordens. A diversidade β-total calculada foi de 0.29 para os dados de presença-ausência (p/a) e 0.35 no cálculo executado com dados de abundância. A sua partição/decomposição apresentou a dominância do fator substituição de espécies para dados p/a e abundância em 71.4% e 85.7%, respectivamente. Indicando que o mecanismo de substituição de espécies é a principal componente influenciador na heterogeneidade das ictiofaunas estudadas. A Contribuição Local para a Diversidade Beta LCBD apresentou relação inversamente proporcional com a riqueza e abundância dos pontos. Os modelos preditivos indicaram que a variável ambiental “altitude” teve maior contribuição entre a variação da ictiofauna observada, mas a categórica “bacia” (considerada aqui como espacial) predominou na explicação da variação da diversidade β e βREP tanto para dados de abundância como para presença/ausência. A combinação dos dois tipos de preditores (ambiental e espacial) apresentaram valores de explicação maiores que cada um destes fatores isolados. O componente de aninhamento não apresentou forte correlação com as variáveis preditivas e precisa ser melhor entendido como um todo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4353
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Conservação e Uso de Recursos Naturais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Defesa_Bruno__final__enc_25_04_2023.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.