Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/440
Título: Avaliação microbiológicas e físico-químicas do leite das agroindústrias de Ariquemes
Autor(es): Sousa, Elaine dos Santos Gonçalves de
Santos, Marciana Aparecida dos
Palavras-chave: Leite
Agroindústria
Controle de qualidade - leite
Data do documento: 2014
Citação: SOUSA, Eliane dos S. G. de; SANTOS, Marciana A. dos. Avaliação microbiológica e físico-química do leite das agroindústrias de Ariquemes. 2014, 52 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: O crescimento das agroindústrias no país foi observado nos últimos anos. Na região norte, do pais as agroindústrias produtoras de leite e derivados têm destaque e possuem fundamental importância econômica. O controle de qualidade do leite é essencial para que este avanço seja significativo e adequado. As análises físico-químicas e microbiológicas do leite devem constituir-se num procedimento rotineiro. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade do leite das Agroindústrias do município de Ariquemes, por meio de análises físico- químicas: teste do alizarol, acidez em graus Dornic, crioscopia, densidade e gordura, determinações de fraudes como o peróxido de hidrogênio, amido e hidróxido de sódio e também, de igual importância as análises microbiológicas; TRAM (tempo de redução do azul de metileno), contagem total de microrganismos e coliformes totais. Um total de 9 agroindústrias foram avaliadas. Os resultados foram confrontados com os estabelecidos pela Instrução Normativa MAPA n°. 62 de 29 de dezembro de 2011. Em todas as análises, algumas ou todas as agroindústrias estavam fora dos parâmetros. Pode-se perceber que ainda há muito para melhorar, principalmente em relação a contaminação microbiológica. A melhoria da qualidade do leite vai decorrer de uma série de fatores: atenção ao manejo correto no momento da ordenha, cumprimento das medidas higiênico sanitárias, bem como, cuidados com a manipulação e conservação do leite. Essas melhorias nas etapas de produção, processamento e distribuição diminuem o risco a saúde dos consumidores pela veiculação de doenças, para as agroindústrias reduzindo para as agroindústrias os prejuízos relacionados ao processamento dessa matéria prima.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª Dr.a Gabrieli Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/440
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, Eliane dos S. G., SANTOS, Marciana A. dos.pdfLeitura de dados818,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.