Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4410
Título: Fonética, fonologia e escrita: processos fonológicos de harmonia vocálica e apagamento sob o olhar do professor de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Charliane Miranda da
Palavras-chave: Fonética
Formação de professor
Processos fonológicos
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Charliane Miranda da. Fonética, fonologia e escrita: processos fonológicos de harmonia vocálica e apagamento sob o olhar do professor de língua portuguesa. 2023. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o repertório de professores de língua portuguesa do Ensino Básico sobre conhecimentos de Fonética e Fonologia, especialmente em relação aos processos fonológicos de Harmonia Vocálica e de Apagamento do /d/ Alveolar de Formação de Gerúndio. O referencial teórico pautou-se nos conhecimentos de Fonética e Fonologia em Callou e Leite (2009), Silva (2003), Seara, Nunes e LazarottoVolcão (2011, 2019), dentre outros. Para análise de processos fonológicos, pautou-se em Araújo e Aragão (2016), Bisol (2013), Santos (2016), Sene (2016), Vogeley e Hora (2009, 2013), dentre outros. Em relação à formação de professores, o referencial teórico pautou-se nos estudos que envolvem os conhecimentos de Fonética, Fonologia, Ortografia e Variação Linguística em Bortoni-Ricardo (2004), Cagliari (2002), Parisotto e Massini-Cagliari (2017), Rodrigues e Nascimento (2016); Romualdo (2011); Carvalho (2014), dentre outros. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, com análise descritiva e interpretativa dos dados investigados. Os dados foram recolhidos mediante a utilização de questionário com 18 perguntas que foram respondidas por 29 professores da Educação Básica do município de Manaus (AM). Os resultados confirmaram a hipótese de que existem lacunas na formação do professor de língua portuguesa, em relação aos processos fonológicos, visto que os respondentes conseguiram identificar os desvios de grafia presentes nos textos dos alunos, porém a maioria não conseguiu classificar o nome técnico desses processos fonológicos. A partir desse resultado, verificou-se a necessidade de uma reformulação nas matrizes curriculares dos cursos que formam professores para lecionar a disciplina de língua portuguesa, principalmente para a primeira etapa do Ensino Fundamental, a fim de incluir as disciplinas de Fonética e de Fonologia, bem como a necessidade de ampliação da carga horária dessas disciplinas para contemplar o estudo aprofundado de processos fonológicos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4410
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6.DISSERTACAO_CHARLIANE_MIRANDA_DA_SILVA_COM_A_FICHA_CATALOGRAFICA_ENVIAR_ESTA.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.