Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Janelene Freire | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T18:08:37Z | - |
dc.date.available | 2023-07-14T18:08:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Janelene Freire. Às margens do rio Mamoré: entrelaçando fios de saberes socioambientais e indígenas na formação inicial de professores de biologia e química. 2021. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto velho, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4413 | - |
dc.description.abstract | O cenário de degradação ambiental que vivenciamos, consequente das práticas insustentáveis de produção do sistema capitalista, torna evidente a necessidade de desenvolvermos uma nova forma de relação com a natureza. Neste panorama, a Educação Ambiental é um importante meio para a construção de um mundo sustentável e melhor para todos. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo investigar como os saberes indígenas tradicionais podem contribuir na construção de saberes socioambientais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim. A metodologia usada foi a pesquisaação, envolvendo estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia e em Química do referido Campus. Buscamos promover aproximações com os saberes indígenas tradicionais, para mobilizar a construção de saberes ambientais, verificando de que forma a troca de vivências e experiências entre dois mundos pode colaborar para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica e efetiva, de caráter participativo, mobilizadora de emoções, de sentidos e de ações. Os resultados revelaram que essas aproximações podem contribuir significativamente para a superação de paradigmas socioambientais, potencializando reflexões, contribuindo para a formação de sujeitos mais ecológicos e conscientes, capacitando futuros educadores ambientais desde sua formação inicial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Willen Duarte (willendudu12@gmail.com) on 2023-07-14T00:33:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao___Janelene_diniz.pdf: 4319366 bytes, checksum: 202418dcbf985fb6f65402f593024256 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-07-14T18:07:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao___Janelene_diniz.pdf: 4319366 bytes, checksum: 202418dcbf985fb6f65402f593024256 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-07-14T18:08:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao___Janelene_diniz.pdf: 4319366 bytes, checksum: 202418dcbf985fb6f65402f593024256 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-14T18:08:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao___Janelene_diniz.pdf: 4319366 bytes, checksum: 202418dcbf985fb6f65402f593024256 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Saberes indígenas | pt_BR |
dc.subject | Saberes socioambientais | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.title | Às margens do rio Mamoré: entrelaçando fios de saberes socioambientais e indígenas na formação inicial de professores de biologia e química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao___Janelene_diniz.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.