Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Janelene Freire-
dc.date.accessioned2023-07-14T18:08:37Z-
dc.date.available2023-07-14T18:08:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationDINIZ, Janelene Freire. Às margens do rio Mamoré: entrelaçando fios de saberes socioambientais e indígenas na formação inicial de professores de biologia e química. 2021. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4413-
dc.description.abstractO cenário de degradação ambiental que vivenciamos, consequente das práticas insustentáveis de produção do sistema capitalista, torna evidente a necessidade de desenvolvermos uma nova forma de relação com a natureza. Neste panorama, a Educação Ambiental é um importante meio para a construção de um mundo sustentável e melhor para todos. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo investigar como os saberes indígenas tradicionais podem contribuir na construção de saberes socioambientais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim. A metodologia usada foi a pesquisaação, envolvendo estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia e em Química do referido Campus. Buscamos promover aproximações com os saberes indígenas tradicionais, para mobilizar a construção de saberes ambientais, verificando de que forma a troca de vivências e experiências entre dois mundos pode colaborar para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica e efetiva, de caráter participativo, mobilizadora de emoções, de sentidos e de ações. Os resultados revelaram que essas aproximações podem contribuir significativamente para a superação de paradigmas socioambientais, potencializando reflexões, contribuindo para a formação de sujeitos mais ecológicos e conscientes, capacitando futuros educadores ambientais desde sua formação inicial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Willen Duarte (willendudu12@gmail.com) on 2023-07-14T00:33:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao___Janelene_diniz.pdf: 4319366 bytes, checksum: 202418dcbf985fb6f65402f593024256 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-07-14T18:07:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao___Janelene_diniz.pdf: 4319366 bytes, checksum: 202418dcbf985fb6f65402f593024256 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-07-14T18:08:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao___Janelene_diniz.pdf: 4319366 bytes, checksum: 202418dcbf985fb6f65402f593024256 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-14T18:08:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao___Janelene_diniz.pdf: 4319366 bytes, checksum: 202418dcbf985fb6f65402f593024256 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSaberes indígenaspt_BR
dc.subjectSaberes socioambientaispt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.titleÀs margens do rio Mamoré: entrelaçando fios de saberes socioambientais e indígenas na formação inicial de professores de biologia e químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao___Janelene_diniz.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.